DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 10 de março de 2014

Blog Magno Martins - Indefinição em família

Por diversas vezes assisti o ex-deputado Sérgio Guerra, em seu apartamento no Recife e em Brasília, afirmar, categoricamente, que não queria nenhum dos seus filhos envolvidos em política. Vitimado por um câncer na quinta-feira, 6, Guerra deixou três herdeiros: Helena, Elisa e Francisco.
De todos, a única que sinalizou em alguns momentos o desejo de ingressar na política foi Helena, a mais velha, que já cogitou em disputar um mandato eletivo, mas acabou tirando a ideia da cabeça por admoestação do próprio pai.
Helena trocou Pernambuco por São Paulo há mais de quatro anos e lá se firmou profissionalmente, atuando como consultora do grupo empresarial do pernambucano Roberto Viana. Com a morte de Guerra, Helena passou a ter seu nome cogitado, novamente, para suceder o pai na política.
Foi ela, como filha mais velha, que cumpriu o papel da família de acompanhar o pai durante a sua enfermidade no hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Helena gosta de política, mas Guerra nunca a incentivou a entrar numa disputa por um mandato eletivo.
Dizia que não gostaria de ver um filho sofrer as incompreensões e os percalços da vida pública como ele ao longo de mais de 40 anos. Por isso mesmo, uma candidatura de Helena Guerra à deputada federal não seria algo que o entusiasmasse.
Já existe, entretanto, um movimento dentro do PSDB para apresentar Helena como sucessora de Guerra. Tudo ainda é muito precoce, tendo em vista o baque que a família sofreu com o desaparecimento repentino do grande líder tucano.
Mas se esse for o caminho decidido pela família, Helena pode não ter o conjunto de prefeitos e lideranças municipais que estava engajado na reeleição do pai, que contabilizava uma votação acima de 150 mil votos.
Do grupo histórico de Guerra já estariam com planos próprios o deputado estadual Betinho Gomes, que sairia federal; o prefeito de Santa Cruz do Capibaribe, Edson Vieira, que estaria cogitando a possibilidade de lançar a esposa federal; e o prefeito de Camaragibe, Jorge Alexandre, que anda negociando seu apoio a outro federal.
SAI FEDERAL– Aliado incondicional do ex-deputado Sérgio Guerra, o deputado estadual Claudiano Filho (PSDB) disse que é um dos maiores entusiastas da candidatura de Helena Guerra a federal. Mas no caso dela não entrar na disputa tende a tentar um mandato federal. “Fui e serei sempre fiel escudeiro de Sérgio Guerra, mas se a filha não o suced

Nenhum comentário:

Postar um comentário