DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Blog do Magno Martins


    Estado faz obra sonrisal
As chamadas obras sonrisais, que se dissolvem com o vento e ficaram famosas no final da década de 80 com as barragens do projeto Asa Branca, no Governo Marco Maciel, também existem na gestão atual.
Na sexta-feira passada, a TV-Globo mostrou a mais recente “pérola” entregue à população sem o devido zelo do Governo do Estado. Refiro-me ao corredor exclusivo de ônibus da Avenida Pan Nordestina, em Olinda.
Depois de dois anos em obras, o trecho que se gastou rios de dinheiro afundou apenas três dias após ser liberado, congestionando a área e revoltando motoristas que transitam pelo local. O engraçado é que, diante do fiasco, o Governo do Estado joga a culpa diretamente na construtora responsável.
Ora, a empreiteira é parte da obra, do projeto e do problema. Se houve erro por uso de material inadequado, a culpa não é exclusiva de quem tirou a ideia do papel, mas também do contratante, no caso a Secretaria de Cidades, que não fez o dever de casa, ou seja, uma fiscalização rigorosa e permanente durante o tempo da construção, que não foi pequeno, durou 24 meses.
A conclusão é simples: o Governo foi relapso com o dinheiro público. Mas, incrivelmente, os responsáveis ficam impunes. Quem paga o pato, mais uma vez, é apenas a empreiteira.
Das duas, uma: ou o governador não sabe selecionar uma empreiteira para um projeto de igual magnitude, ou adotou a política do desleixo, embriagado pelos altos índices de aprovação.

AS DERRAPADAS – Diante da recusa do Governo em encarar a trapalhada na Pan Nordestina, o engenheiro Maurício Andrade, professor da UFPE, foi ao local e constatou erros primários na obra, como a camada abaixo da camada de brita úmida e muito argilosa, ou seja, muito plástica. Também encontrou sujeira dentro da galeria pluvial, que deveria estar limpa para não acumular a água de chuva. Já o asfalto usado tem 3,5 cm de espessura quando deveria ser 5 cm. Uma vergonha!

Nenhum comentário:

Postar um comentário