DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 18 de julho de 2011

Gestão Municipal Abandona Conselho Tutelar


O Conselho Tutelar de Feira Nova vem enfrentando serias dificuldades  com a secretaria municipal de assistência social. O atendimento do conselho não satisfaz as famílias que procuram os conselheiros. Nossa equipe esteve na sede do conselho e conversou com eles e alguns pais e mães. Ouvimos dos conselheiros que falta transporte para ir até as casas das famílias, falta material didático, até lanche é contado o que vai para o conselho. O conselheiro Márcio Oliveira disse ainda que o que mais choca é o fato do secretario de assistência social Fábio Alexandre ser atual presidente do conselho de direito e já ter sido conselheiro tutelar, inclusive ele era um dos que mais reivindicava melhoria no trabalho do conselho e hoje dar as costas pra esse trabalho - afirma o conselheiro. Um dos grandes motivos de embate com a gestão municipal é o corte da gratificação de 45% que a equipe tinha no salário.
Em janeiro 2009 a então prefeita Marilene Chaves manteve essa gratificação e ainda prometeu que depois aumentaria o salário da equipe, mas em janeiro  de 2010 o prefeito Dr. Nicodemos (PSB) cortou 20% da gratificação, garantindo que em junho os valores voltariam ao normal, mas para a surpresa da equipe em junho a prefeitura cortou mais 25% da gratificação, deixando a relação do conselho com  a prefeitura desgastada e de difícil diálogo.
Os conselheiros José Roberto, Verônica Alves, Josélia e Luis Carlos  disseram que  mesmo assim o trabalha segue, com ajuda da promotoria pública, do poder judiciário e de populares que acreditam no trabalho da equipe. O Luis Carlos disse ainda que tem usado seu carro para poder atender os casos mais longe, se não for assim o trabalho não é feito.
A dona de casa Iva Maria, moradora do Lot Jabs Gonzaga, conhecido por Jacaré disse que tem um filho especial de 17 anos e que precisa da presença de conselheiros uma vez ou outra principalmente quando ele se recusa a fazer o tratamento de saúde, mas segundo ela o conselho não vai à sua casa por falta de transporte e lamenta a falta de apoio da prefeitura ao conselho. Outro caso é o da senhora por nome de Neguinha moradora da COHAB, ela tem uma menina de 11 anos que precisa ser acompanhada toda semana pelo conselho, mas ela disse que os conselheiros não tem ido com freqüência à sua casa por falta de condições de trabalho. Nossa equipe presenciou ainda o esposo da senhora Neguinha conhecido por Pelé conversando com os conselheiros de forma grosseira, falando alto, e cobrando a visita da equipe em sua casa. A resposta do conselho foi a mesma: não tem transporte disponível para o conselho. O Pelé saiu do conselho muito nervoso e dizendo que era uma vergonha para a prefeitura não ter um transporte para atender um caso tão simples.
O secretario executivo do Conselho de Direito, Clécio Alves disse a nossa equipe que o problema é porque os conselheiros vivem “batendo de frente” com a prefeitura e isso criou um mal estar entre o conselho e a gestão. Quanto a falta de material didático o secretario disse que não falta material. Com relação ao transporte ele disse que o simples   agendamento prévio das visitas resolveria isso,  disse também que não é  apenas o conselho que sofre com a falta de transporte, mas outros órgãos da prefeitura. Quanto ao corte das gratificações o secretario disse que esse assunto está com o secretario de assistência social, Fábio Alexandre para discutir com o prefeito.

Fonte: Redação da FM FEIRA NOVA 

6 comentários:

  1. Que prefeito m... é esse, é fim de mundo mesmo

    ResponderExcluir
  2. O secretário executivo e feito peru roda, roda e não resolve nada.

    ResponderExcluir
  3. Isso é uma vergonha, o Conselho Tutelar deve ter prioridade na administração pública, é uma pena porque pra quem quer se reeleger isso só mostra a má administração atual.

    ResponderExcluir
  4. Que pena prefeito um orgaõ tão importante e o sr abadonou como fica as familias carente de nosso municipio tenha conciensia e mude essa historia!!!

    ResponderExcluir
  5. O prefeitto fala que não tem transporte para o conseilho trabalha mais quando é para os secretario passea os carro da prefeitura está a disposição deles esse é trabalho desse gestor que diz gosta do povo!!!!Mas que vergonha prefeito!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  6. È verdade o gol da prefeitura só serve para o secretário passear com sua primeira dama, rsrs, é brincadeira esse prefeito, quem era tú...

    ResponderExcluir