DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Lula dá show de improviso no Santa Isabel ao receber o título de Doutor Honoris Causa de três universidades pernambucanas

1- O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aplaudido de pé, na manhã desta sexta-feira, no Teatro de Santo Isabel, no Recife, ao receber ao título de “doutor honoris causa” de três Universidades de Pernambuco: UFPE, UFRPE e UPE.
2- O ex-presidente foi introduzido no recinto por uma comissão de professores das três unidades de ensino. À mesa estavam o governador Eduardo Campos, o vice-governador João Lyra, o prefeito João da Costa, o presidente da Assembléia Legislativa, Guilherme Uchoa, o ex-ministro Sérgio Rezende e os três reitores: Amaro Lins (UFPE), Walmar Correia (UFRPE) e Carlos Calado (UPE).
3- Antes da outorga dos três títulos, o governador Eduardo Campos discursou e disse que “falar sobre o presidente Lula em Pernambuco é como chover no molhado”.
4- Disse que a história de vida do ex-presidente “confunde-se com a história do povo brasileiro” e elogiou o apoio dado por ele para a expansão e interiorização do ensino superior em Pernambuco: campus da UFRPE em Serra Talhada e Garanhuns e da UFPE em Caruaru e Vitória de Santo Antão.
5- “Poucos conseguiram como o senhor interpretar a alma do povo brasileiro”, acrescentou Eduardo Campos, lembrando que o Teatro de Santa Isabel foi palco de lutas abolicionistas e da diplomação do seu avô, Miguel Arraes, ao eleger-se governador em 1986 após o retorno do exílio.
6-  O governador disse também que “ninguém mais do que o senhor soube ouvir e compreender as dores do povo brasileiro”, frisando que a homenagem ao ex-presidente se justifica por tudo que ele fez pela Educação em seus oito anos de governo, como a criação do Prouni, de 14 universidades federais e de 144 Escolas Técnicas.
7- Após o discurso do governador, houve a sessão solene da entrega dos títulos. O reitor Amaro Lins perguntou-lhe solenemente se aceitava a outorga do título “doutor honoris” causa da UFPE, conferido pelo Conselho Universitário da instituição, e o ex-presidente respondeu que “sim”.
8- O ritual se repetiu com os outros dois reitores e a resposta do ex-presidente era sempre a mesma: “Prometo honrar este título...”.
9- Foram lidos em seguida os decretos de outorga dos três títulos e o seu recebimento formal pelo ex-presidente com a vestimenta que se exige para este tipo de solenidade.
10- Seguiram-se os discursos dos três reitores, cada qual justificando por que suas instituições conferiram aquele honraria ao ex-presidente.
11- Do reitor Carlos Calado (UPE): o título foi o reconhecimento da UPE ao apoio dado pelo ex-presidente à Educação e à expansão do ensino superior, por meio do programa PROUNI.
12- Do reitor Walmar Correia (UFRPE): Getúlio Vargas ficou na história do Brasil como o presidente das leis trabalhistas, JC como o da indústria automobilística e Lula como o da criação de novas universidades e da expansão do ensino superior, contribuindo para “incluir” milhares de “excluídos”.
13- Do reitor Amaro Lins (UFPE): Lula foi o presidente que mais dialogou com os reitores das universidades brasileiras, com os quais se reunia pelo menos uma vez ao ano.
14- O prefeito João da Costa falou em seguida dizendo que Lula “é doutor em sociologia” porque conhece a alma do povo brasileiro e também em “economia” porque executou uma política de inclusão social e distribuição de renda.
15- Lula foi o último a falar e dividiu seu discurso em duas partes: uma lida e outra de improviso. Esta última, que durou cerca de 15 minutos, deixou a platéia completamente hipnotizada. Ela dedicou os títulos ao seu Estado natal dizendo que “sem a audácia de Pernambuco o Brasil não seria hoje a nação livre e democrática que é”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário