DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

PT LIDERA EM RECIFE COM O SENADOR HUMBERTO COSTA








Na segunda pesquisa de intenção de voto para prefeito do Recife encomendada por este blog ao do Instituto Opinião após as convenções partidárias, a maior mudança observada foi provocada pelo candidato do PSB, Geraldo Júlio, que cresceu seis pontos na estimulada, passando o tucano Daniel Coelho e saindo, assim, do quarto para o terceiro lugar. Já na espontânea (modelo no qual o entrevistado é obrigado a lembrar do nome do candidato sem o auxílio da cartela) o socialista figura em segundo lugar, tendo ultrapassado o democrata Mendonça Filho.




Na estimulada, Geraldo saiu de 4% para praticamente 10% - 9,5%. E na espontânea, cresceu de 2% para 6%. Mas quem continua na liderança é o candidato do PT, Humberto Costa, embora estagnado em 34%, mesmo percentual da anterior, realizada entre os dias 4 e 5 de julho. Mendonça Filho (DEM) caiu quatro pontos, de 24% para 20%, e continua em segundo, enquanto o candidato do PSDB, Daniel Coelho, que era o terceiro, oscilou negativamente em um ponto, de 9,5% para 8,5%.


Brancos e nulos somam 11% e 14% disseram que estavam indecisos ou não souberam responder. Entre os candidatos nanicos, Edna Costa (PPL) se manteve em 1%, Roberto Numeriano (PCB), que tinha 0,7%, aparece 0,4%, e Jair Pedro (PSTU) saiu de 0,4% para 0,8%. Esteves Jacinto, do PRTB, não foi pesquisado porque sua candidatura esta impugnada.

Na espontânea, Humberto também lidera, tendo passado de 9% para 11%. Mendonça, que era o segundo, caiu de 6% para 5%, perdendo a posição para Geraldo, que saiu de 2% para 6%, enquanto Daniel foi de 1,5% para 3%. Nesta modalidade, brancos e nulos representam 9% e 61% disseram que estavam indecisos ou se recusaram a responder.

Humberto, que lidera, tem seus maiores percentuais entre os eleitores com grau de instrução da 5ª a 8ª série (39%), entre os eleitores na faixa etária de 25 a 34 anos (37%) e entre os que ganham até um salário mínimo (36%). Por sexo, tem mais votos entre os eleitores femininos – 35% a 33% dos masculinos.



Suas menores taxas, por sua vez, estão situadas entre os eleitores com nível superior (25%), entre os que ganham mais de 10 salários (28%) e entre os que estão na faixa etária de 35 a 44 anos (32%).


Já Mendonça Filho, que aparece em segundo, tem mais indicações de voto entre os eleitores com grau de instrução até a quarta série (25%), entre os jovens que têm entre 16 a 24 anos (24%) e entre os que ganham até um salário (23%). Por sexo, tem mais votos entre as mulheres – 20% contra 19% dos homens.


Suas menores taxas se situam entre os que ganham acima de 10 salários (13%), entre os eleitores com ensino superior (15%) e entre os eleitores que estão na faixa etária de 45 a 59 anos (15%).



Geraldo Júlio, por sua vez, tem seus maiores percentuais entre os eleitores que ganham acima de 10 salários (15%), entre os que têm nível superior (16%) e entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (13%). Por sexo, é preferido pelos eleitores masculinos (14%) contra 5% dos eleitores femininos.



Suas menores taxas se situam entre os eleitores que ganham até um salário (2,3%), entre os com grau de instrução até a 4ª série (3,2%) e entre os eleitores na faixa etária de 35 a 44 anos (6%).  



O tucano Daniel Coelho, por fim, tem suas maiores indicações de voto entre os eleitores que ganham acima de 10 salários (13%), entre os que têm nível superior (15%) e entre os que estão na faixa etária de 16 a 24 anos (13%). Por sexo, há um equilíbrio – 8% dos votos, tanto entre os eleitores masculinos quanto entre os femininos.

Suas menores indicações aparecem entre os que ganham até um salário (6%), entre os que têm grau de instrução da 5ª a 8ª série (7%) e entre os eleitores na faixa etária de 45 a 59 anos (7%).
 



INFORMAÇÕES DO BLOG MAGNO MARTINS

Nenhum comentário:

Postar um comentário