DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quarta-feira, 24 de setembro de 2014

O efeito Dilma


Diferentemente do Ipespe, que apontou uma dianteira de 10 pontos percentuais para o candidato do PSB, a pesquisa do Ibope para governador divulgada ontem pela TV-Globo mostra um cenário de empate técnico entre Paulo Câmara (PSB) e Armando Monteiro (PTB). O socialista aparece com 39% contra 35% do trabalhista.
O Ibope surpreendeu muita gente, porque não confirmou a tendência de distanciamento de Câmara para Armando. Candidato da oposição, Armando cresceu três pontos e continua no páreo. O que está ocorrendo de novidade no cenário estadual? Um dado é inquestionável: a onda Marina era uma bolha.
Dilma colocou pelo Ibope nove pontos de dianteira em cima de Marina no primeiro turno e no segundo turno já está, numericamente, à frente da socialista – 43% a 42%. Marina já chegou a colocar sete pontos de vantagem no segundo turno, mas acabou recuando em todos os levantamentos graças ao bombardeio na propaganda eleitoral.
A reação de Armando, portanto, pode estar associada ao casamento da eleição nacional com a estadual e se Dilma continuar crescendo, como apontam todos os levantamentos, naturalmente tende a se beneficiar. No Rio, o candidato do PMDB, Luiz Fernando Pezão, passou Garotinho, o favorito.
Embora o PT tenha candidato no Rio, o senador Lindberg Farias, este não cresce na onda Dilma. Ali, como o PMDB tem uma aliança nacional com Dilma, a associação do eleitor com a presidente Dilma é feita com Pezão. Em Minas, o candidato do PT, Fernando Pimentel, chegou a 44% das intenções de voto contra 25% de Pimenta da Veiga, o candidato de Aécio.
Não há, portanto, em nenhum grande colégio eleitoral um candidato associado à Marina que esteja lucrando com a vinculação à sua imagem. Em São Paulo, o governador tucano Geraldo Alckmin tem como vice um socialista, mas a confirmação de sua reeleição em primeiro turno é mérito próprio, longe de qualquer vinculação à Marina.

Blog Magno Martins

Nenhum comentário:

Postar um comentário