O Deputado Estadual Joaquim Lira (PSD), recém-empossado para seu primeiro mandato na Assembleia Legislativa de Pernambuco, foi eleito presidente da Comissão de Assuntos Internacionais da casa, uma das 12 Comissões Permanentes que fazem parte da bancada do Governo na atual legislatura. A homologação aconteceu na manhã desta segunda-feira (23) em reunião no plenário da Casa Joaquim Nabuco.
A seção foi aberta pelo próprio Joaquim, que em seguida passou a palavra para o Deputado Romário Dias (PTB) para colher os votos. Antes, porém, o presidente anterior, Deputado Ricardo Costa (PMDB), apresentou um relatório de suas atividades enquanto presidiu a comissão e enalteceu a renovação que vive a Alepe com a chegada de novos parlamentares, a exemplo de Joaquim Lira, que segundo ele é salutar à democracia.
Eleito por unanimidade, Joaquim Lira agradeceu a todos pela escolha dizendo-se pronto para o imenso desafio que irá enfrentar, e que espera contar com o apoio da casa para realizar um trabalho de destaque à frente da comissão. “Sozinho não se pode fazer nada”, completou o novo presidente.
A comissão tem, entre outras atribuições, o papel de celebrar contratos e convênios tanto com empresas de porte internacional, como diretamente com governos de outros países que visem investimentos no Estado; A aproximação da Assembleia Legislativa junto a Consulados e Órgãos Internacionais instalados em Pernambuco; Emissão de pareceres sobre temas e projetos levados a Casa; Legislar e fiscalizar programas de integração econômica, social e cultural com os Estados brasileiros e outros países, especialmente os da América Latina, além de políticas de integração com o Parlamento Nacional e de outros países.
Com os investimentos advindos de dezenas de empresas internacionais nos últimos anos, o que tornaram Pernambuco um dos principais destinos econômicos no país, a comissão de Assuntos Internacionais tornou-se um dos principais colegiados da Alepe, tendo como objetivo maior a manutenção de Pernambuco na vitrine do mundo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário