DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

sexta-feira, 22 de junho de 2012

CONVENÇÃO DA OPOSIÇÃO SERÁ NESTE SÁBADO DIA 23 DE JUNHO


Fechada a data da convenção do grupo de oposição liderado pelo ex prefeito Jairo Gonzaga, para este sábado dia 23 de Junho de 2012 á partir das 15:00 horas com todos os filiados no Clube do Palmeiras. Como também esta confirmado Dr Danilson Gonzaga - PT na cabeça de chapa e Dr Vadson Almeida - PSD na vice. Fazem parte dessa coligação os partidos PT, PSD, PSDB, PMDB, PP, PR e PTB.

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Oposição fecha chapa com Dr Vadson Almeida


Indicado por Dr Antônio Ramalho e aclamado pelo grupo de oposição em Feira Nova ontem, Dr Vadson Almeida - PSD foi escolhido como vice de Dr Danilson Gonzaga para disputa nas eleições 2012, jovem e de sangue político o nome não poderia ser melhor, pois vem de umas das famílias mais tradicionais de nossa cidade, teve o reconhecimento de todo  grupo de oposição,  filho do ex vereador Biu Louro, tem DNA politico, e o reconhecimento a uma família que longo dos tempos sempre teve um representante na no legislativo municipal, procurador da cidade vizinha de Glória do Goitá, leva junto com Dr Danilson a idéia do novo, do desenvolvimento, algo que aprendeu de perto na administração de Djalma Paes, o prefeito que mais conseguiu obras para sua cidade na região. A convenção está marcada para o dia 23 do corrente.

terça-feira, 19 de junho de 2012

Governador fará uma jogada de alto risco

O governador Eduardo Campos está 99% decidido a lançar um candidato do PSB à prefeitura do Recife. A reserva de 1% é para a conversa que ele terá com Lula, em São Paulo, hoje ou amanhã, dependendo da agenda do ex-presidente. Sabe-se que Lula tem papo para derrubar avião. E na conversa a dois com o governador de Pernambuco, a quem sempre dispensou o tratamento de “filho”, poderá demovê-lo do propósito de avalizar um candidato contra o senador Humberto Costa.

O governador conhece a opinião de todos os líderes da Frente Popular, cuja maioria é favorável ao candidato do PSB. Nada obstante, se trata de uma jogada de alto risco. Primeiro, porque isolar o PT nessa disputa é empurrá-lo para a oposição. Segundo, porque o PSB não preparou com a antecedência devida um candidato competitivo para enfrentar essa disputa. Terceiro, porque o PSB não tem vida orgânica na capital pernambucana. Elegeu apenas dois vereadores na eleição de 2008.

Por último, o lançamento de um candidato do PSB contra o senador Humberto Costa selará o fim da aliança entre os dois partidos em nível estadual, o que não talvez não seja bom para a governabilidade. Em todo caso, o governador deve ter sua própria avaliação sobre o risco que irá correr numa cidade que, historicamente, costuma rejeitar candidatos a prefeito patrocinados por governadores. Apoiar Humberto Costa pode não ser bom para o PSB. Mas, não apoiá-lo, pode ser muito pior.

Blog Inaldo Sampaio

quarta-feira, 6 de junho de 2012

Nota oficial do Partido dos Trabalhadores sobre a escolha do candidato a prefeito do Recife

Em reunião realizada hoje, 5 de junho de 2012, em São Paulo, a comissão executiva nacional do PT, debatendo a questão da pré-candidatura na cidade do Recife, resolve:
1 – Reafirmar a anulação da prévia do dia 20 de maio em virtude de irregularidades cometidas e por ter sido realizada em desacordo com as orientações do diretório nacional.
2 – Formalizar o cancelamento da prévia convocada para o dia 3 de junho por terem sido frustradas as tentativas de, nesta oportunidade, produzir a necessária unidade partidária para disputar e vencer as eleições no Recife.
3 – Emitir publicamente sua opinião política, já externada em sucessivas reuniões, aos companheiros João da Costa e Maurício Rands, de que o processo político no Recife, por eles conduzido, se esgotou, e de que um terceiro nome para encabeçar nossa chapa é um imperativo para a vitória.
4 – Indicar ao conjunto do partido no Recife e aos partidos da Frente Popular, o companheiro senador Humberto Costa como a pré-candidatura que reúne as melhores condições para liderar nossa campanha pela continuidade e aprofundamento das conquistas democráticas e populares acumuladas na administração do Recife nos últimos 12 anos.
5 – Responsabilizar o diretório municipal do Recife para, em conjunto com o diretório regional, conduzir o processo eleitoral na cidade.

São Paulo, 5 de junho de 2012,

Comissão Executiva Nacional do PT.

João Paulo está de “alma lavada” com o afastamento de João da Costa da sucessão municipal

joao_paulo_foto_ricardo_stuckert_PR
O deputado federal João Paulo (PT) considerou-se “vingado” nesta terça-feira porque a executiva nacional do PT impediu o prefeito do Recife, João da Costa, de concorrer à reeleição.
João Paulo teve João da Costa como seu assessor e conselheiro político durante 22 anos e quando se elegeu prefeito da capital no ano 2000 confiou-lhe a Secretaria do Orçamento Participativo.
Graças à força dessa pasta, João da Costa foi eleito deputado estadual em 2004 mas imediatamente se licenciou do mandato para retornar à equipe de João Paulo.
Em 2008, João Paulo o indicou para ser o candidato à sua sucessão, contrariando a vontade do presidente Lula, do senador Humberto Costa e de vastos segmentos do partido, que não o queriam.
João da Costa se elegeu com cerca de 52% dos votos válidos. Mas com menos de um ano de mandato se desentendeu com o seu antecessor por razões que ainda são desconhecidas pelo povo do Recife.
A divergência política virou intriga pessoal, a partir do que João Paulo passou a trabalhar internamente contra a reeleição do atual prefeito, obrigando-se a fazer aliança, para derrotá-lo, com seu maior adversário interno no partido: o senador Humberto Costa.
Nesta terça-feira, em SP, João Paulo assistiu à reunião da Executiva Nacional do PT em companhia do senador para deixar bem claro perante os dirigentes quem era o seu candidato preferido.

João da Costa pode enfrentar Humberto na convenção



 

EXCLUSIVO

Na nota oficial da executiva nacional do PT divulgada ontem (5), após a reunião em São Paulo, na qual João da Costa foi afastado e indicado o senador Humberto para disputar a Prefeitura do Recife, existe uma brecha jurídica que abre a possibilidade do prefeito continuar sua briga com o partido para disputar a reeleição: quem vai organizar a convenção que oficializará o candidato será o diretório municipal, em harmonia com a executiva nacional. Como a própria nota diz que não houve intervenção e caberá ao diretório municipal tocar a convenção, João da Costa pode registrar sua candidatura e peitar Humberto na convenção.

Rochinha diz que João não pode levar disputa à convenção

EXCLUSIVO

Coordenador da Comissão Nacional de Ética do PT, Francisco Rocha, o Rochinha, disse, há pouco, ao blog, em São Paulo, que o prefeito João da Costa não pode registrar sua candidatura na convenção para peitar o candidato oficial do partido, Humberto Costa.
"O PT baixou uma resolução pela qual quem decide os candidatos em municípios acima de 200 mil eleitores é o diretório nacional nacional do PT. Por essa resolução, ele não terá direito ao registro para se habilitar na convenção", afirmou.
Perguntado se o prefeito estivesse amparado por uma liminar na justiça para conquistar esse direito se valeria, Rochinha afirmou que todos os recursos passam pela Comissão de Ética e o Diretório Nacional, instâncias em que o prefeito perde.

André Campos é recebido com festa na Assembleia Legislativa de Pernambuco

andre-campos-divulgação
O deputado André Campos (PT), ex-secretário de turismo do prefeito do Recife, João da Costa, foi recebido nesta terça-feira, com festa, na Assembleia Legislativa, de onde estava licenciado havia 1 ano e seis meses.
Ele se licenciou a pedido do senador Humberto Costa, a quem politicamente era vinculado, para assumir a pasta do turismo da PCR.
Nesta terça-feira, entretanto, para não ficar inelegível às próximas eleições, o deputado retornou à Casa de Joaquim Nabuco.
Um dos que o cumprimentaram pela volta foi o deputado Tony Gel (DEM), para quem o irmão do ex-senador Carlos Wilson “é uma das poucas coisas boas que o PT tem”.
“Estamos felizes com sua volta porque Vossa Excelência reforça um time de qualidade existente nesta Casa formado por Teresa Leitão, Isabel Cristina, Odacy Amorim e Sérgio Leite” disse o ex-prefeito de Caruaru.

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Humberto Costa chega ao Recife amanhã

 
Os cabeças da Frente Popular em Pernambuco: Armando Monteiro (PTB), Eduardo Campos (PSB) e Humberto Costa aparecem unidos

Enquanto no Recife a confusão petista aumenta, entre atos de campanha, desistência de candidatura, lançamento de novo nome e pressão da Executiva Nacional, o senador Humberto Costa se mantém distante, em Brasília.

Longe do tumulto recifense, o senador foi pego de surpresa na última quarta-feira (30), na saída de uma sessão do caso Demóstenes Torres. Questionado sobre sua candidatura no Recife, Humberto afirmou que as prévias estavam de pé. Acontece que minutos antes o seu aliado Maurício Rands havia renunciado a candidatura em nome do senador.



Em plenária, João da Costa e aliados têm discurso afinado em torno da reconciliação



 
Foto: Blog de Jamildo

Com um tom bem mais ameno do que na plenária anterior, o prefeito João da Costa e aliados pediram aos filiados em ato na noite desta quinta-feira (31) que se reconciliassem com com os correligionários para unir novamente o PT municipal. Mais cedo, o gestor declarou, em coletiva de imprensa, que não vai desistir de se colocar como candidato no pleito de outubro. Desta forma, o petista vai contra a vontade da Executiva Nacional da legenda, que quer lançar o senador Humberto Costa, após desgastes no processo interno para escolher um nome.
Na quarta (31), o deputado federal Maurício Rands anunciou sua renúncia em favor da candidatura do senador, que o apoiou durante toda a campanha interna. Desde então, João da Costa também é pressionar para ceder com o argumento de que é o desejo coletivo. Mas o prefeito resiste e, para ver sua candidatura homologada pela Nacional, tenta provar que conseguirá unificar novamente a legenda.
"Aqui não tem inimigos. Aqui tem amigos do povo", pregou durante a plenária realizada no Clube Internacional, na Madalena, Zona Oeste da capital. "Queremos que todos derramem esse espírito de desavença", cravou. Ao lado do prefeito, estavam a deputada Teresa Leitão, o presidente do PT no Recife, Oscar Barreto, o secretário municipal de Turismo, André Campos, e os vereadores Jairo Brito e Osmar Ricardo, além da primeira-dama, Marília Bezerra.
André Campos - que na plenária passada, realizada sexta-feira (25), após a anulação da primeira prévia, chamou os adversário petistas de "canalhas" - também enfatizou a necessidade de união. "Não adianta afrontar quem perdeu. É preciso respeitar os que perderam, ter a dignidade de dar a mão a eles".
A Executiva Nacional intervém no processo municipal desde a prévia realizada no dia 20. João da Costa ganhou a votação interna por 553 votos de diferença, mas Rands e aliados o acusaram de ter "voto pirata". Em uma reunião, também na sede do PT, em São Paulo, a Executiva resolveu cancelar a primária, apesar de confirmar que não houve irregularidades, apenas falhas na lista de filiados aptos a votar. 

 
Foto: Blog de Jamildo

Executiva nacional do PT fará reunião extraordinária para analisar o caso de João da Costa

rui falcão - foto divulgação
O presidente nacional do PT, deputado Rui Falcão, convocou uma reunião  extraordinária da executiva para a próxima terça-feira, em São Paulo, a fim de analisar o caso do Recife.Ele esperava que nesta quinta-feira o prefeito João da Costa anunciasse a sua desistência à reeleição, seguindo a mesma decisão do deputado Maurício Rands, que na véspera desistiu de participar das prévias que estavam marcadas para o próximo domingo,No entanto, em vez de sair do páreo como Falcão esperava, o prefeito convocou uma coletiva de imprensa para reafirmar que é candidato.Ele disse que tem legitimidade para disputar a reeleição, porque é o 1º nas pesquisas e nunca descumpriu as diretrizes do partido, e que não desistirá de jeito nenhum.Se a executiva nacional quiser decretar intervenção no diretório municipal que o faça. Mas, por livre e espontânea vontade, não sairá do páreo por hipótese alguma.Rui Falcão deveria vir ao Recife nesta sexta-feira para mais uma rodada de conversa com o prefeito. Mas cancelou a viagem de última hora e ficou de analisar o caso numa reunião extraordinária da executiva nacional.

João da Costa x PT

Nessa quebra de braço com o PT o prefeito do recife João da Costa a cada dia sai mais fortalecido, nas redes sociais e na imprensa, e tudo indica que está se cacifando politicamente para vôos futuros, pois diante de toda essa confusão o único que ganhou alguma coisa até agora foi o prefeito, depois de toda essa confusão ele ainda cresceu 5 pontos na última pesquisa de opinião, e se a eleição fosse hoje ganharia em todos os cenários com qualquer candidato de oposição. Se o PT retirar sua candidatura a força será um grande golpe na democracia interna do partido, já que o PT é um é um exemplo de partido democrático, tanto é que realizou as prévias para escolher seu candidato a prefeito, o que é perfeitamente legal e aceitável, até aí tudo bem, agora cancelar as prévias, depois marcar outra e agora querer empurrar um candidato a força, sem o devido concesso com o prefeito, é inaceitável, e a população do Recife tem deixado entender assim também, ontem o prefeito foi recebido por mais de 3 mil pessoas em Clube em Recife, coisa que ele não conseguiria a 1 mês atrás. A verdade é que diante de tantos absurdos, uma reeleição que parecia muito longe, se torna a cada dia mais próxima e com apoios da sociedade, dos meios de comunicação e das redes sociais.É isso aí, é esperar para ver o desenrolar dessa guerra interna do PT, que já está chegando em toda base aliada do Recife.

''Se tiver briga não vou. Sem consenso não disputo''




O senador Humberto Costa,  --  que desembarca triunfalmente hoje no Recife já candidato ao cargo ocupado por João da Costa -- estava na muda desde que engrossou o rolo pós-prévia no Recife, e que vinha se recusando a falar à imprensa esperando a poeira baixar falou ontem. Mas em Brasília. Ao jornalista pernambucano Gerson Camarotti deixou suas ''condições'' para topar a candidatura, conforme nota na coluna, transcrita abaixo:  
''Para um interlocutor próximo, o senador Humberto Costa (PT-PE) deixou claras as condições para ser candidato à Prefeitura do Recife: “Só vou ser candidato se for por missão partidária”. E disse mais: “Não vou entrar na disputa”. E mais: “Se tiver briga, não vou. Se não tiver consenso, não disputo”.

Blog do Magno Martins

O ''baixinho abusado'' começa a ser o xodó da mídia


Centenas de militantes do prefeito do Recife, João da Costa se reuniram no Clube Internacional em apoio à sua candidatura (Nando Chiappetta. DP/D.A Press)

O prefeito João da Costa, antes figura inexistente para a mídia do sul-sudeste, começa a ocupar seu lugar em todos os instrumentos -- blogs, jornais, revistas -- após a pancadaria com a direção nacional do PT, que quer defenestrá-lo a todo o custo da chapa da Frente Popular. Até um qualificativo, -- simpático - recebe hoje, do jornalistas Cláudio Humberto, na sua coluna divulgada em jornais de todo o País. Confira o que disse Humberto:
''Baixinho abusado, o prefeito do Recife, João da Costa (PT), resolveu enfrentar Lula e sua facção, que controlam a direção do PT, e reafirmou sua candidatura à reeleição. Ele venceu as prévias contra o lulista Mauricio Rands, secretário de Governo de Pernambuco, mas a direção do partido anulou a vitória. Na quarta (30), Rands desistiu, numa jogada para fazer do senador Humberto Costa (PT) o “tercius”. O governador Eduardo Campos (PSB) quer Humberto Costa candidato. O suplente, Joaquim Francisco (PSB), poderia ser senador por 6 anos.''