DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

2° CONFERÊNCIA DO JPT












































Lula está com câncer na garganta

Do G1, em Brasília

O hospital Sírio-Libanês informou na manhã deste sábado (29) que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva será submetido a quimioterapia para tratamento de um tumor na laringe.

Segundo nota do hospital, exames realizados por Lula neste sábado, em São Paulo, identificaram o problema. De acordo com os médicos, ele "encontra-se bem" e fará tratamento ambulatorial.

Leia abaixo a íntegra da nota divulgada pelo hospital:

"BOLETIM MÉDICO
29/10/2011
11h00

O Ex-Presidente da República, Sr. Luís Inácio Lula da Silva realizou exames no dia de hoje no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, tendo sido diagnosticado um tumor localizado de laringe.

Após avaliação multidisciplinar, foi definido tratamento inicial com quimioterapia, que será iniciado nos próximos dias. O paciente encontra-se bem e deverá realizar o tratamento em caráter ambulatorial.

A equipe médica que assiste o Ex-Presidente é coordenada pelos Profs. Drs. Roberto Kalil Filho, Paulo Hoff, Artur Katz, Luiz Paulo Kowalski, Gilberto Castro e Rubens V. de Brito Neto.

Dr. Antonio Carlos Onofre de Lira
Diretor Técnico Hospitalar
Dr. Paulo Cesar Ayroza Galvão
Diretor Clínico"
 
No Globo

O presidente do Instituto Cidadania, Paulo Okamoto, um dos amigos mais próximos do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, disse neste sábado que Lula vinha reclamando além do comum de uma rouquidão.

- A gente vinha percebendo que a rouquidão dele (Lula) vinha aumentando, e ele mesmo estava reclamando disso - disse Okamoto.

Ainda segundo o assessor, no entanto, a notícia de que Lula foi diagnosticado com tumor na laringe surpreendeu familiares e amigos.

O diretor do Departamento de Oncologia do Sírio, o médico Paulo Hoff, confirmou ao GLOBO que Lula está câncer.
- Rouquidão é o sintoima típico desse tipo de tumor - disse ele, confirmando que Lula não tem sentido dores na garganta nos últimos dias.

Hoff disse ainda que Lula está no hospital na manhã deste sábado, onde passou por exames. Ele não deve ficar internado, segundo Hoff.
- O tratamento começa nos próximos dias - disse o médico, explicando que o tratamento em caráter ambulatorial, como informado no boletim, poderá ser feito na própria casa do ex-presidente.

Lula recebeu o diagnóstico neste sábado, no próprio Sírio Libanês.

O ator José de Abreu, amigo de Lula, contou no microblog Twitter que a doença foi descoberta na sexta-feira, quando o ex-presidente levou a mulher, Marisa Letícia Lula da Silva, para tratar uma dor de cabeça. Lula aproveitou para fazer um check-up e foi localizado um nódulo na garganta.

Eduardo diz que Lula vencerá mais um desafio 'em sua trajetória vitoriosa'



O governador de Pernambuco, Eduardo Campos, declarou esta manhã ter tido “um enorme susto” ao tomar conhecimento da internação do presidente Lula, com diagnóstico de câncer na laringe.
“Eu estive com ele, quinta-feira, na comemoração do seu aniversário, e não desconfiei de nada. Achei que ele estava muito bem, feliz, tranqüilo, de modo que essa notícia me pegou totalmente de surpresa”, disse Eduardo Campos.

Presidente nacional do PSB e um dos políticos mais próximos a Lula, Eduardo Campos estava em São Paulo na manhã deste sábado (29/10) participando do Congresso Estadual do PSB Paulista e disse ter confiança que o ex-presidente vencerá mais este desafio em sua vitoriosa trajetória pessoal.

“Lula é um bravo, um homem de muita disposição de Luta. Além do mais, o boletim médico é tranqüilizador. De maneira que, mais do que confiança, tenho fé que tudo isso será resolvido e que o nosso presidente Lula continuará sendo a grande referência do Brasil por muito tempo ainda”, afirmou o governador pernambucano.

HORA DA MEDITAÇÃO...

"A esperança dos justos é alegria, mas a expectação dos perversos perecerá". (Provérbios 10:28)

Coluna da segunda-feira - blog Magno Martins



           Lula sem a sua arma

A notícia de que o ex-presidente Lula tem um câncer na laringe e será submetido a um tratamento quimioterápico entristeceu o País e provocou imediata repercussão no mundo inteiro. Não poderia ser diferente.

Afinal, não existe, hoje, um político com mais afinidade e cheiro de povo do que o ex-líder metalúrgico, forjado nas ruas, em portas de fábricas, lutando permanentemente e incansavelmente em defesa dos trabalhadores explorados e injustiçados.

O rastro de abatimento se explica também não somente pelas transformações que Lula empreendeu em seu governo, do ponto de vista de redução da pobreza e das disparidades regionais, mas principalmente pela enorme capacidade de falar.

É no palanque que se conhece o político eloqüente. E é pela fala que multidões vão ao delírio com Lula. Por ironia do destino, o câncer se instala justamente num órgão que mexe com a fala, a maior arma de Lula no contato direto com a gente simples. No passado, só o saudoso Getúlio Vargas tinha a grande proeza de mobilizar multidões com a sua fala.

Com o avanço da medicina não há dúvida de que Lula vencerá mais esse grande desafio de sua vida. Mas, superada a pior fase via sessões de quimioterapia, fica a torcida brasileira para que o restabelecimento do líder se dê de forma plena.

Mais do que isso, que possa, após o seu restabelecimento, voltar usar a sua voz com a mesma intensidade e a mesma capacidade de mexer com corações e mentes, como fez a vida inteira.

Lula quer ''total transparência'' sobre sua doença


O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, cujo diagnóstico de câncer foi divulgado no sábado, pediu à sua equipe médica total transparência na veiculação dos dados sobre a evolução de seu tratamento contra o tumor na laringe, acima da supraglote. A informação foi dada por Roberto Kalil Filho, diretor de cardiologia do Hospital Sírio-Libanês e médico pessoal do ex-presidente, que o visitou em sua residência, em São Bernardo do Campo, no ABC paulista.
Presidente Lula descansa em seu apartamento em São Bernardo do Campo, em São Paulo. E aparece na sacada, com seu neto.Foto de Marcos Alves/Agencia O Globo. 
Kalil chegou ao local por volta das 15h30 e permaneceu por 30 minutos. Afirmando que aquela tinha sido uma 'visita de amigo', e não de médico, Kalil disse que Lula está tranquilo, ciente do que se passa e quer transparência nas informações divulgadas nos boletins médicos sobre sua saúde, sejam boas ou más. 'O próprio presidente que pediu para eu vir aqui e falar com vocês. Ele me disse: 'Desça lá, por favor''. De acordo com a assessoria do ex-presidente, os boletins serão reproduzidos no site do Instituto Cidadania (www.icidadania.org).

Em encontro com vereadores de Pernambuco, Humberto defende mais recursos para a Saúde


 

O senador e líder do PT, Humberto Costa, participou do Congresso Estadual da União dos Vereadores de Pernambuco, no município de Garanhuns. O petista falou para vereadores de diversos municípios do Estado sobre regulamentação da Emenda Constitucional 29, que destina mais recursos para a Saúde no Brasil.
Humberto falou da importância de se debater uma solução para o financiamento do SUS no país. “Podemos discutir o redirecionamento do imposto do DPVAT e aumentar a taxação de bebidas e cigarros. Mas mesmo assim iremos precisar de mais dinheiro para o setor”, defendeu o senador. O petista afirmou que o Brasil gasta em pouco com Saúde, se comparado com outros países que utilizam um sistema público. Hoje, mais de 160 milhões de pessoas no Brasil são atendidas pelo SUS. Países como Canadá e Inglaterra não chegam a 100 milhões de usuários. “Não temos recursos suficientes para oferecer um serviço de qualidade para todos, mesmo assim temos excelência em vários setores como o de transplante de órgãos e distribuição de diversos medicamentos”, lembrou o senador.
Humberto falou também da importância em melhorar e discutir novas ferramentas de gestão pública da Saúde, mas lembrou que esse debate não pode se sobrepor ao do financiamento. “Nenhum gestor, por mais qualificado que seja, consegue fazer com que renda os recursos existentes para a Saúde no Brasil”, argumentou o senador, que preside a Subcomissão Permanente de Promoção, Acompanhamento e Defesa da Saúde, no Senado Federal.
Os vereadores presentes ao evento foram unânimes em afirmar que é necessário novas fontes de recursos, pois os que são destinados hoje são insuficientes para oferecer um serviço de qualidade. Para o presidente da UVP, Biu Farias, a retirada da CPMF foi um equívoco. “Nada baixou de preço com a saída da CPMF. E ainda perdemos uma fonte importante de financiamento para a Saúde”, afirmou o vereador.
Humberto Costa falou que apresentou no Senado o projeto da Lei de Responsabilidade Sanitária que regulamenta as responsabilidades dos gestores e dos entes públicos. “Com a regulamentação dessa lei, os gestores (incluindo prefeitos, governadores e até o presidente do País) podem ser penalizados criminalmente, caso se comprove o desvio de recursos da Saúde. E mais, também poderão perder o mandato e os direitos políticos”, finalizou o líder do PT.

Nota de solidariedade do senador Humberto Costa ao ex-presidente Lula


“Em meu nome e em nome de toda a bancada do PT no Senado, venho manifestar apoio e solidariedade ao ex-presidente Lula pela descoberta de mais este obstáculo em sua trajetória de vida. Lula sempre foi um lutador e tenho certeza que irá superar mais esta batalha. Eu e o Brasil inteiro estamos torcendo por sua rápida recuperação”.

Senador Humberto Costa,
Líder do PT e do Bloco de Apoio ao Governo no Senado Federal.

FEIRA NOVA REPRESENTADO NO 2º JPT