DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

DIÁRIO POLÍTICO DE FEIRA NOVA

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Toque de Recolher em Feira Nova



  • Depois dos últimos acontecimentos, Feira Nova agora está mais insegura, depois da baterna entre os vermelhos e amarelos que aconteceu terça feira com agressão até contra a Policia Militar, ontem foi o troco da policia que era para dar segurança a comunidade, revidaram ontem contra muitos menores e até um conselheiro tutelar foi detido, houve pancadaria e muitas detenções.
  • Esperamos ao menos que possamos confiar no Ministério Público para coibir estes abusos contra a população que na maioria não teve nada a ver com os incidentes e é quem está pagando, por falta única e esclusiva de ações mais sérias de todas as esferas do poder, que na verdade ninguém assume nada e nem pune ninguém, essa é a verdade.
  • Temos que enaltecer a atitude do Juíz Eleitoral Dr. Milton Santana de ter posto fim aos atos políticos e até o de proibir uso de camisas vermelhas e amarelas no dia da eleição em Feira Nova, parabéns Dr. Milton pela ação preventiva, já imaginou como seria um confronto novamente, a policia querendo acertar as contas e os partidos também, não teria precedentes ações nesse sentido.
  • Vamos ter calma durante todo o processo político, Feira Nova precisa de Paz nas eleições no dia 03 de outubro, vamos nos unir para proclamar a DEMOCRACIA com responsabilidade que cabe a cada um de nós.
  • Não estamos julgando os acontecimentos de ontem e nem poderiamos, apenas pedimos mais cuidado e respeito uns com os outros, temos que aprender a respeitar as autoridades e saber dos limites de cada, e também onde procurar nossos direitos, só assim sairemos deste caos que se tornou nossa cidade.



Advogada de Kássia do Moinho afirma que candidatura não foi indeferida


Correram boatos ontem em alguns blogs, que a candidatura de Cássia do Moinho foi indeferida pelo TSE a pedido do MPE.

A advogada e irmã da candidata Kássia do Moinho, Kátia Arruda, negou que a candidatura tenha sido indeferida. Segundo ela, sequer há data para o julgamento.

"Na verdade, o processo ainda não foi julgado. A candidatura não foi indeferida. Ainda não há previsão para o julgamento", afirmou a advogada por telefone.

A verdade é que o grande crescimento nas pesquisas da jovem Cássia do Moinho, filha de Carlinhos do Moinho ex prefeito de Lagoa de Itaenga está incomodando muita gente grande de Carpina por esla estar crescendo tanto a cada dia, e ser hoje uma candidata eleita com mais de 35 mil votos, sendo mais de 10 mil só em Carpina.

É esperar para ver...

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Ibope divulga nova pesquisa sobre a corrida presidencial

CNI/Ibope mostra Dilma com 50% e Serra com 27%


A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, recebeu 50% das intenções de voto na pesquisa estimulada feita pela CNI/Ibope, divulgada nesta quarta-feira (29), sinalizando uma vitória já no primeiro turno das eleições. Em junho, Dilma tinha 38% das intenções de voto. Já o candidato José Serra (PSDB) caiu no período, passando de 32% para 27% das intenções de voto.

A candidata do PV, Marina Silva, subiu de 7% para 13% na preferência do eleitorado, entre junho e setembro. Os outros candidatos receberam 1% da intenção de votos ante 2% da pesquisa realizada em junho. Brancos e nulos somaram 4%, sendo que, na pesquisa passada, estavam em 6%. Um total de 4% das pessoas entrevistadas não souberam ou não responderam à pesquisa.

A margem de erro é de dois pontos porcentuais, para mais ou para menos. A pesquisa, registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 33162/2010, foi realizada entre os dias 25 e 27 deste mês com 3.010 pessoas em 191 municípios. Os outros dados da pesquisa, como a avaliação do desempenho da administração federal, serão divulgados somente amanhã.

PROBABILIDADES - Segundo a pesquisa CNI/Ibope, Dilma tem 67% de probabilidade máxima de votos. Isso significa que somados os votos dos entrevistados que votarão nela com os que poderiam votar, ela poderia ter 67 pontos na eleição. Em junho, última vez que a CNI/Ibope fez essa pesquisa, a probabilidade de voto nela era de 63%.

Marina Silva tem 58% das possibilidades de voto, somados os que garantem voto nela com os que poderiam votar. Em junho, a candidata verde tinha 43%. Presidenciável do PSDB, José Serra, em contrapartida, perdeu pontos no índice de probabilidade de votos. São 59% os que votam ou poderiam votar nele, segunda esta edição da pesquisa, contra 62% em junho.

O índice de rejeição de Dilma Rousseff subiu de 23% para 27%, e o de José Serra de 30% para 34%. Marina Silva foi a única que teve redução no índice de rejeição, passando de 29% para 28%.

Outro item da pesquisa revela que é bem próximo o número de eleitores que levam em conta o apoio do presidente Lula na hora de escolher o voto em relação aos que não consideram. Enquanto 47% responderam que votarão num candidato indicado por Lula, outros 41% disseram que isto não será considerado na hora de escolher o candidato. Apenas 8% indicaram voto em um candidato que faça oposição a Lula, e 4% não souberam responder.

Vereador Amaro Ramalho concova a população a elegeer Dilma no primeiro Turno


Preocupado com esta onda verde em Feira Nova, vereador Amaro Ramalho faz apelo para que a população não se iluda e entenda que votando em Marina Silva só vai ajudar José Serra, e um segundo turno não seria bom para o Brasil, só iria aumentar a instabilidade política e financeira do país.

Pede empenho a todos os partidos e eleitores nesta reta final de campanha para massificar a vitória de Dilma já no primeiro turno, dando continuidade ao governo do melhor presidente que o Brasil já teve, com aprovação de 96% entre regular/bom.

No campo local, o vereador Amaro Ramalho coordena a campanha do deputado Henrique Queiroz, ficando muito satisfeito elogiou e disse estar de parabéns o juiz eleitoral Dr. Milton Santana por ter tomado todas as medidas cabíveis para garantir a segurança da população e o respeito as autoridades constítuidas, fazendo também menção para uma campanha limpa e o voto consciente para que a eleição seja tranquila até o término das votações no dia 03 de Outubro as 17:00 horas.

POLICIA FEDERAL ACIONADA NA ELEIÇÃO EM FEIRA NOVA

Em reunião hoje com o Juíz Eleitoral Dr. Milton Santana Lima Filho ficou acertado em comum acordo com os representantes do Deputado Henrique Queiroz (Joel Gonzaga), Deputado Aglaison Júnior (vereador Tota, Túlio Barros, Erick Leonardo e José Araújo) e da candiadata a deputada estadual Cássia do Moinho (Valter Cruz e César) que a partir de hoje não será mais permitido comícios, caminhadas ou qualquer ato público em Feira Nova, mediante aos atos de violência e selvageria que aconteceram ontem a noite entre os militantes do prefeito Dr. Nicodemos e o ex prefeito Jairo Gonzaga, inclusive saindo algumas pessoas machucadas e até tiros a policia teve que dar para conter o confronto.

Representando o destacamento da policia militar o Sargento Heráclio foi claro e objetivo, dando seu paraecer para que não aconteça mais nenhum ato político em Feira Nova, pela total falta de respeito das militâncias com a população em geral e até com a própria PM, sendo apoiado pelo ministério público e aceito integralmente pelo juíz Dr. Milton Santana, ao qual solicitou apoio da policia Federal para intervir na eleições.

Também fica proibido uso de camisas vermelhas e amarelas no dia da eleição sob pena de ser detido, assim como uso de objetos que caracterizem aglomeração de militância.

Sendo assim essa será a primeira vez em 10 anos, que nós só saberemos os resultados das eleições após a apuração, pois antes pelo vermelhão ou amarelão do dia, já se tinha um endentimento do resulatado final.

É isso aí, dia 03 de outubro as 17:00 horas, tomaremos conhecimento afinal de quem é o majoritário em Feira Nova.

PEGA FOGO CAMPANHA EM FEIRA NOVA....

Pelo segundo dia consegutivo o Arrastão do ex prefeito Jairo Gonzaga, que apoia o deputado Henrique Queiroz dá um banho no do prefeito que apoia Agalison Júnior.
2 x 0

Ontem em Feira Nova três deputados fizeram suas caminhadas:

  • com as caminhada de Edvaldo Bione que é apoiado pelo Pr. Mardogueu, que ainda não empolgou nesta campanha e com uma caminhada tímida encerrou sua campanha menor que a anterior...
  • Já a caminhada de Aglaison Júnior, candidato do prefeito que semana passada estava em alta, mostra uma grande queda na reta final de campanha, tendência essa que fica clara com o nervosismo e falta de controle do grupo denomiado na cidade como "AMARELO", ontem todos os cargos comissionados estavam presentes, e muitos deles inclusive discursaram colocando o maior amigo de Henrique Queiroz em Feira Nova, Dr. José Araújo a fazer um discurso apelando até ridiculamente pela ex prefeita Marilene Chaves, numa falta clara de respeito a maior política de Feira Nova e região, mostrando que vale tudo para tentar empolgar o eleitor, já o prefeito falou pouco, pois na verdade não tinha nada que falar mesmo, e o deputado Aglaison Júnior que foi considerado pela ALEPE um dos poucos que não apresentou nenhum projeto na gestão de Eduardo Campos, nem apareceu.
  • Enquanto que na festa denominada "ONDA VERMELHA", do ex prefeito Jairo Gonzaga que apoia o deputado Henrique Queiroz, organizado pelo vereador Joel Gonzaga tem dado mostras que realmente vai fazer o majoritário, com um crescimento nesta reta final surpreendente, multiplicando a cada dia mais eleitores aos seus eventos, deixando a campanha em um tom VERMELHO, desse jeito o coronel vai virar soldado logo, é esperar para ver o desfecho final, faltam apenas quatro eventos para cada, vamos ver se o resultado muda neste fim de campanha.
  • É isso aí...


terça-feira, 28 de setembro de 2010

Oposições estão confiantes na vitória de seis deputados federais

Oposições estão confiantes na vitória de seis deputados federais


1) Pelas previsões da Frente Popular, os partidos políticos que a compõem deverão eleger domingo próximo 20 deputados federais, cabendo aos partidos de oposição as outras cinco vagas.

2) A alegação que os “frentistas” usam é a seguinte: sua chapa é muito forte eleitoralmente e, além disso, a associação dos oposicionistas com José Serra e Jarbas Vasconcelos enfraqueceu bastante os candidatos proporcionais da oposição.

3) Hoje, entretanto, numa reunião informal para analisar as chances de cada lado, os oposicionistas fizeram a seguinte conta, que lhes asseguraria seis cadeiras, com possibilidade de ficar com a sétima:

4) Mendonça Filho (DEM) e Sérgio Guerra (PSDB), juntos, teriam aproximadamente 350 mil votos.

5) Bruno Araújo (PSDB) mais Raul Henry (PMDB) somariam cerca de 250 mil votos.

6) Augusto Coutinho (DEM), André de Paula (DEM) e Edgar Moury Fernandes (PMDB), juntos, também teriam aproximadamente 250 mil.

7) Osvaldo Coelho (DEM) mais Bruno Rodrigues (PSDB) teriam cerca de 140 mil.

8) Candidatos de menor expressão mais os votos dados à legenda do PMDB, PSDB, DEM e PPS totalizariam algo em torno de 100 mil.

9) Total: 1 milhão e 90 mil votos, que divididos pelo quociente eleitoral (180 mil votos) garantiriam seis cadeiras e uma “sobra” de 20 mil votos.

10) O cálculo está razoável, desde que Osvaldo Coelho e Bruno Rodrigues tenham realmente 140 mil votos e os votos dados às quatro legendas totalizem 100 mil.

É isso aí.

As três forças se encontraram ontem em Feira Nova

Ontem em Feira Nova houve caminhada das maiores lideranças da região, o ex prefeito Jairo Gonzaga arrastou uma grande multidão ao centro da cidade, enquanto que o o grupo do prefeito perdeu até para caminhada de Cássia do Moinho, é o retrato de um governo autoritário, nem mesmo usando a máquina o abuso do poder econômico e principalmente a imagem da maior prefeita da região, Marilene Chaves a qual tem sido o mote da campanha devido a baixa popularidade do prefeito, está sendo possível despancar o ex prefeito, é sinal de novos tempos em Feira Nova.

Hoje tem mais, Quem será majoritário em Feira Nova Henrique Queiroz X Aglaison júnior?

Nova pesquisa Datafolha mostra Dilma com 46% contra 28% de Serra

dilma serra e marina

Pesquisa Datafolha divulgada segunda-feira (27) pelo jornal Folha de S.Paulo mostra a candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, com 46% das intenções de voto. O candidato do PSDB, José Serra, aparece com 28%, e Marina Silva, do PV, tem 14%, segundo o levantamento.

Considerando a margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma pode ter de 44% a 48%, Serra, de 26% a 30%, e Marina, de 12% a 16%. De acordo com a pesquisa, brancos e nulos somaram 4%, e indecisos, 7%.

Se a eleição fosse hoje, o índice da candidata do PT pode não ser suficiente para elegê-la presidente no primeiro turno. Considerando os votos válidos – em que se exclui os votos em brancos e nulos -, Dilma perdeu três pontos percentuais: recuou de 54% para 51%. Levando em consideração margem de erro, ela teria entre 49% e 53%. Para vencer a eleição no primeiro turno a candidata petista precisa de 50% mais um voto.

Ainda considerando os votos válidos, Serra teria 32%, e Marina, 16%. Segundo o Datafolha, Dilma oscilou negativamente em todos os estratos da população, nos cortes por sexo, região, renda, escolaridade e idade. Dentre os outros candidatos – Eymael (PSDC), Ivan Pinheiro (PCB), Levy Fidelix (PRTB), Plínio (PSOL), Rui Costa Pimenta ( PCO) e Zé Maria (PSTU) – nenhum atingiu 1% das intenções de voto.

Foram realizadas 3.180 entrevistas em 202 municípios nesta segunda-feira (27). A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 32913/2010. Na pesquisa anterior do Datafolha, divulgada na última quarta-feira (22), Dilma aparecia com 49%, Serra, com 28%, e Marina, com 13%. Na simulação de segundo turno feita pelo Datafolha, Dilma aparece com 52% (de 50% a 54%, considerando a margem de erro), e Serra, com 39% (37% a 41%). (com informações do G1)

Veja candidatos de PE barrados pela Lei

Candidatos de Pernambuco que foram barrados pela ficha limpa, são réus em ações penais, foram denunciados como integrantes do esquema dos sanguessugas ou foram presos em operações das polícias Civil e Federal

1- André Luiz Rangel de Farias (PRP) - candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

2- Antonio Valdi de França Sales (PSDB)- candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

3- Carlos Vicente Arruda da Silva (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

4- Cecílio Barbosa Cintra Galvão (PSB) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

5- Charles Lucena (PTB) – candidato a deputado federal - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

6- Humberto Barradas (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

7- Jacilda Urquisa (PMDB) – candidata a deputada estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

8- José Augusto Maia (PTB) – candidato a deputado federal - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

9- José Batista do Nascimento (PMDB) – candidato a deputado federal - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

10- Luiz Geraldo Caboclo dos Santos (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

11- Malba Lucena (PTC) – candidata a deputada estadual - barrada com base na Lei da Ficha Limpa

12- Manoel Teixeira de Lima (PSDC) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

13- Newton D‘Emery Carneiro (PP) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

14- Paulo Apolinário da Silva Junior (PRP) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

15- Zé da Luz (PHS) – candidato a deputado estadual - barrado com base na Lei da Ficha Limpa

domingo, 26 de setembro de 2010

Diap "elege" 37 favoritos

O Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap) identificou 812 candidatos com maiores chances de vitória na eleição de 3 de outubro na disputa pelas 513 cadeiras disponíveis na Câmara dos Deputados. De Pernambuco, o Diap destacou 37 nomes que têm, de acordo com algumas variáveis, maior possibilidade de conseguir uma das 25 cadeiras destinadas ao estado naquela Casa. "Levamos em consideração principalmente, o peso das coligações a que pertencem os candidatos, além da perfomance em eleições anteriores, o próprio perfil do candidato assim como a estrutura com que ele pode contar durante a campanha", explicou Antonio Augusto de Queiróz, cientista político e coordenador do Diap.


Os eleitores de Pernambuco vão escolher no próximo domingo os 25 representantes do estado na Câmara Foto: Paulo H. Carvalho/CB/D.A Press - 4/8/08
Queiroz fez questão de lembrar que o estudo não tem a pretensão de fazer as vezes de uma pesquisa eleitoral nos moldes tradicionais. "Não consultamos eleitores, por exemplo, e tão pouco avaliações externas para chegar a esses nomes", explicou. Em todo o Brasil, os 27 partidos que disputam as eleições lançaram 5.965 candidatos para deputado federal.

"Temos uma margem de acerto verificado em eleições passadas entre 85% e 100%. Ainda assim, não temos a pretensão de sermos a última palavra. Aceitamos, inclusive a opinião e possíveis cenários relativos a candidatos oferecidos por qualquer pessoa que possam alterar o prognóstico", acrescentou o cientista político.

Ainda de acordo com Queiróz, o levantamento foi realizado com base em informações qualitativas e quantitativas. Os aspectos considerados foram o desempenho individual do candidato (perfil, vínculos políticos, econômicos e sociais, experiência política anterior e serviços prestados); a trajetória e a popularidade do partido, com base nas últimas cinco eleições; os recursos disponíveis (financeiros e humanos, como financiadores e militantes); as coligações e vinculação a candidatos majoritários (senador, governador e presidente); o apoio governamental (máquinas municipais, estaduais e federal); e pesquisas eleitorais.

O fato de o nome aparecer na lista, entretanto, não significa garantia de eleição, até porque as coligações e a exigência de quociente eleitoral podem alterar as chances de candidatos bem posicionados em seus partidos.

Os Nomes prováveis de Pernambuco

ANA ARRAES PSB
ANDRÉ DE PAULA DEM
ANTONIO SPECK PTB
AUGUSTO COUTINHO DEM
BRUNO ARAÚJO PSDB
BRUNO RODRIGUES PSDB
CARLOS EDUARDO CADOCA PSC
CHARLES LUCENA PTB
DANILO CABRAL PSB
EDGAR MOURY PMDB
EDMAR DE OLIVEIRA PHS
EDUARDO DA FONTE PP
FERNANDO COELHO FILHO PSB
FERNANDO FERRO PT
FERNANDO NASCIMENTO PT
GONZAGA PATRIOTA PSB
INOCÊNCIO OLIVEIRA PR
JOÃO PAULO PT
JORGE CORTE REAL PTB
JOSÉ CHAVES PTB
JOSENILDO PT
LUCIANA SANTOS PC DO B
MARCOS ANTONIO PRB
MAURÍCIO RANDS PT
MENDONÇA DEM
NELSON PC DO B
NINHO PSB
OSVALDO COELHO DEM
PAULO RUBEM SANTIAGO PDT
PEDRO EUGÊNIO PT
PEREIRA DE PAUDALHO PHS
RAUL HENRY PMDB
ROBERTO TEIXEIRA PP
SERGIO GUERRA PSDB
SILVIO COSTA PTB
WOLNEY QUEIROZ PDT
ZÉ AUGUSTO PTB

sexta-feira, 24 de setembro de 2010

As previsões de Liberato Costa Júnior – O “dataLiba”

ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA

Ele calcula que o quociente eleitoral ficará entre 90 e 93 mil votos e que a Frente Popular ficará com 32 das 49 cadeiras.

Estariam eleitos, segundo ele, com mais de 40 mil votos, os seguintes candidatos: 1) Ângelo Ferreira (PSB) 2- Clodoaldo Magalhães (PTB) 3- Ciro Coelho (PSB) 4- Everaldo Cabral (PTB) 5- Guilherme Uchoa (PDT) 6 – Henrique Queiroz (PR) 7- Isaltino Nascimento (PT) 8- João Fernando Coutinho (PSB) 9- Leonardo Dias (PSB), 10- Marcantônio Dourado (PTB) 11- Cleiton Collins (PSB) 12- Aglailson Júnior (PSB) 13- Raimundo Pimentel (PSB) 14- Sérgio Leite (PT) 15- Sebastião Oliveira (PR) 16 – Sílvio Costa Filho (PTB) , 17 – José Humberto Cavalcanti (PTB) e 18- Aluísio Lessa (PSB).

Segundo Liberato Costa Júnior, com mais de 35 mil votos e menos de 40 mil estariam eleitos os seguintes candidatos: 1 – André Campos (PT) 2- Alberto Feitosa (PR) 3- Teresa Leitão (PT) 4- Geraldo Coelho (PTB) 5- Laura Gomes (PSB) 6- Raquel Lyra (PSB) 7 -Luciano Siqueira (PCdoB) 8- Múcio Magalhães (PT) e 9- Valdemar Borges (PSB).

Brigando pelas seis últimas vagas com menos de 35 mil votos estariam: 1- Francismar Pontes (PTB) 2- Ayrinho (PSB) 3- Izaías Régis (PTB) 4- Vinicius Labanca (PSB) 5- Sebastião Rufino (PSB) 6 – Manoel Ferreira (PR) 7- Pedro Serafim Neto (PDT) 8- José Marcos de Lima (PR) 9 – Esmeraldo Santos (PR) 10- Júlio Cavalcanti (PTB) 11- Vicente André Gomes (PCdoB) 12- José Maurício (PP) e 13- Amaury Pinto (PR).

Ficaram fora da lista do ”bruxo”, Luciano Moura (PCdoB), Rogério Menezes (PT), Isabel Cristina (PT), Carlos Lapa (PP), Augusto Simões (PCdoB), Botafogo Filho (PDT) e Soldado Moisés (PSB)

O PSDB é o partido de oposição que elegerá o maior número de deputados estaduais, segundo Liberato Costa Júnior: 06. Quatro deputados estariam com suas eleições garantidas: 1) Antonio Moraes 2- Claudiano Martins Filho 3- Betinho Gomes e Édson Vieira.

Disputando as outras duas vagas estariam: 1- Terezinha Nunes 2- Eduardo Porto 3- Emanuel Bringel e Carlos Santana.

O ”bruxo” peemedebista deixou fora de sua relação Pedro Eurico, Joaquim Neto (ex-prefeito de Gravatá) e Jairo Pereira (ex-prefeito de São Lourenço).

. A coligação PTC-PSDCPSL-PTdoB deverá eleger três ou quatro deputados, a julgar pelas previsões de Liberato Costa Júnior, igualando-se ao PHS em matéria de representação estadual.

Eleito, mesmo, só estaria um: o deputado Eriberto Medeiros, presidente estadual do PTC.

As outras duas ou três seriam disputadas pelos seguintes candidatos: Guga Lins (ex-vereador em Sertânia), Rodrigo Novaes (vice-prefeito de Floresta e filho do ex-deputado Vital Novaes), Ricardo Costa (empresário gráfico em Olinda), Rogério de Lucca (ex-vereador no Recife), Beatriz Vidal (presidente do PSDC), Neguinho Teixeira (ex-prefeito de Caruaru) e Amauri Cândido (ex-vereador em Jaboatão).

PSTU, PSOL e a coligação PRTB-PTN, por não alcançarem o quociente eleitoral, ficariam sem representante na Casa de Joaquim Nabuco.

O PRP que é presidido em Pernambuco pelo deputado José Alves elegerá apenas um parlamentar que necessariamente não será o próprio José Alves, segundo Liberato Costa Júnior.

Além dele, estariam na disputa por esta cadeira o ex-prefeito de Pesqueira, João Eudes Tenório, e o ex-prefeito de Catende Rildo Braz.

O PV talvez não alcance o quociente eleitoral para ficar com uma cadeira. Mas, se conseguir, diz ele, a vaga seria disputada pelo deputado Lucrécio Gomes e o vereador Daniel Coelho.

”Liba” deixou fora de sua relação Fred da Caixa, o 1º colocado em Goiana para a Assembléia Legislativa, e o ex-deputado Roberto Leandro.

Dos partidos nanicos, segundo Liberato Costa Júnior, o que terá a maior bancada é o PHS: duas ou três cadeiras (o presidente Belarmino Souza aposta em quatro).

Estariam eleitos o ex-prefeito de Afrânio, Adalberto Cavalcanti, e a primeira dama de Escada,Mary Gouveia.

A terceira vaga, se houver, seria disputada pelo ex-vereador Clóvis Corrêa, o ex-prefeito de Caetés Zé da Luz e o vereador recifense Jairo Brito, cunhado do prefeito João da Costa (PT).

Liberato não inclui entre os candidatos “com chance” Nadegi Queiroz (ex-deputada) e Cássia do Moinho, filha do ex-prefeito de Lagoa de Itaenga Carlinhos do Moinho.

O Partido Democratas (DEM), segundo a ”pesquisa” de Liberato Costa Júnior, elegerá entre dois e três deputados estaduais. Estariam eleitos, segundo ele, Tony Gel e Maviael Cavalcanti. Se fizer a terceira vaga, ela será disputada por João Mendonça (ex-prefeito de Belo Jardim) e Priscila Krause.

O ”bruxo” deixou fora de sua lista a deputada Dilma Lins, que no passado se elegeu com o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus.

Já a coligação PMDB-PPS-PMN, acrescentou, também ficaria com duas vagas, que estão sendo disputadas por cinco candidatos: Gustavo Negromonte (sobrinho de Jarbas Vasconcelos), Jacilda Urquisa (atual deputada), Jayme Asfora (ex-presidente da OAB-PE), Marcos Barreto (atual deputado) e Severino Ramos (ex-vereador no Recife).

Ficou fora da lista do ex-vereador a ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões (PMDB

CÂMARA FEDERAL

A coligação PMDB-PSDB-DEM-PPS-PMN elegerá, de certeza, cinco deputados federais, podendo ficar com a sexta cadeira dependendo das sobras, garante Liberato Costa Júnior.

Os eleitos seriam: Sérgio Guerra (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB).

As outras duas ou três cadeiras seriam disputadas por Raul Henry (PMDB), Edgar Moury Fernandes (PMDB), André de Paula (DEM) e Augusto Coutinho (DEM).

O ”bruxo” deixou fora de sua listagem Osvaldo Coelho (DEM) e Eduardo Pessoa (PMDB). Ele calcula que o quociente eleitoral ficará entre 180 e 183 mil votos.

Para o ex-vereador recifense, das 25 vagas na Câmara Federal a Frente Popular ficará com 19 ou 20 e 15 candidatos já estariam eleitos: Ana Arraes (PSB), João Paulo (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Eduardo da Fonte (PP), Cadoca (PSC), Maurício Rands (PT), Wôlney Queiroz (PDT), Pedro Eugênio (PT), Fernando Ferro (PT), Danilo Cabral (PSB), Fernando Filho (PSB), Gonzaga Patriota (PSB), José Chaves (PTB), Jorge Corte Real (PTB) e Sílvio Costa (PTB).

Brigando por quatro ou cinco cadeiras ficariam Luciana Santos (PCdoB), Paulo Rubem (PDT), Negão Abençoado (PRB), Roberto Teixeira (PP), José Augusto Maia (PTB) e Josenildo Sinésio (PT). José Augusto é ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e deverá sair do “pólo de confecções” do Agreste com uma grande votação.

O ex-vereador deixou fora de sua lista o deputado estadual Nélson Pereira (PCdoB), Anderson Ferreira (PR), Miguel Sales (PR), Severino Ninho (PSB) e os representantes de Igrejas Evangélicas.

Mais seguidores // Marina cresce em arrecadações

Brasília - O crescimento nas pesquisas de intenção de voto deu um novo impulso à arrecadação da campanha de Marina Silva (PV) à Presidência da República. Segundo a coordenação da campanha, desde que as pesquisas apontaram que Marina é a única a crescer, em meio às denúncias de tráfico de influência no governo federal e o vazamento de dados da Receita Federal, a candidatura vem recebendo mais doações de pessoa física, mais acessos no site oficial e mais seguidores no Twitter. Em duas semanas, o número de e-mails com declaração de apoio à candidata do PV cresceu de uma média de 50 por dia para 400.

CONUNICADO DO TRE PARA FEIRA NOVA

Em reunião com lideranças políticas no Forúm de Feira Nova ficou decidido em comum acordo entre os representantes dos partidos e o juíz eleitoral que no dia da eleição, fica proibido o uso de camisas vermelhas e amarelas em nosso município, assim também como aglomeração de pessoas em torno dos comitês.

Estavam presentes na reunião: Dr. Milton (Juíz de direito), os vereadores Tota, Joel Gonzaga, João Araújo, Juba, Cicinho, Amaro Ramalho e Valter Cruz.

FEIRA NOVA RECEBE DEPUTADA ANA ARRAES

Apesar das previsões que dão como certa que a deputada e mãe do governador Eduardo Campos, Ana Arraes, sai dessa eleição com mais de trezentos mil votos, e aki em Feira Nova em especial disputa voto a voto com André de Paula para ser majoritário, ontem apesar do prefeito ter liberado as aulas para receber a deputada, foi um fiasco o público que o recebeu, na verdade só a militância e alguns comissionados foram receber a deputada.

PREVISÕES DO PT PARA DEPUTADO ESTADUAL

O PT tem convicção de que vai eleger João Paulo, que concorre ao seu primeiro mandato para a Câmara Federal, e reeleger Maurício Rands, Pedro Eugênio, Fernando Ferro, e vai se esforçar para conseguir a reeleição de Fernando Nascimento ou a eleição de Josenildo Sinésio. Na Assembleia Estadual, o partido considera certa a reeleição de seus cinco deputados - Isaltino Nascimento, Tereza Leitão, Isabel Cristina, Sérgio Leite e André Campos - podendo ainda eleger Múcio Magalhães ou Manoel Santos.

Igrejas evangélicas protestam contra o PT

Doze igrejas evangélicas de Jaboatão dos Guararapes realizam, quase às vésperas da eleição, um protesto político nada comum no estado. O evento que começa às 16h de amanhã prevê carreata com saída na Rua Santo Elias, em Prazeres, e pastores de várias denominações pretendem fazer um manifesto pró-família e contra o Partido dos Trabalhadores (PT). Para o presidente do Conselho de Pastores, Pedro Rodrigues dos Santos, que conta com o apoio de mais 11 pastores de igrejas diferentes, nunca houve tantos ataques no país contra a família como na gestão do PT.

Um manifesto assinado por 12 pastores de igrejas tradicionais de Jaboatão, como a Assembleia de Deus, a Assembleia de Deus Madureira, a Batista (de Prazeres, Jaboatão e Cavaleiro), a Presbiteriana, a Anglicana, a Metodista, a Brasil para Cristo, entre outras, apresenta, em quatro páginas, um "Manifesto pela família", e enfatiza que o PT está à frente de vários projetos e programas que atentam contra os ensinamentos da Bíblia.

De acordo com o pastor Pedro Rodrigues, existem pelo menos três projetos em tramitação na Câmara dos Deputados, de autoria de deputados petistas, que "beneficiam o segmento homossexual e ameaçam amordaçar a igreja". Ele também ressalta que o Programa Nacional de Direitos Humanos aprovado pelo presidente Lula no final de 2009 é uma "afronta ao que pregou Jesus Cristo".

"Não há dúvidas que esse movimento é contra o PT e contra a presidenciável Dilma Rousseff. O PT é a favor da descriminalização do aborto, da legalização da maconha, das cirurgias de mudança de sexo, da Lei contra a homofobia (PLC 122/2006), da legalização da prostituição, do casamento homossexual#", enumerou. "Nosso maior candidato é Jesus", acrescentou Pedro Rodrigues.

Indagado se esse protesto, a uma semana das eleição, não beneficiaria o presidenciável José Serra (PDSB) ou a candidata Marina Silva (PV), o pastor reconheceu que sim. "Agora, se eles (os candidatos) também forem a favor de todas essas coisas defendidas pelo PT, vão ter uma Igreja aguerrida contra eles. Acabou-se o tempo da Igreja calada. Não queremos que o estado invada a Igreja", disparou o pastor.

O presidente estadual do PT, Jorge Perez, disse estar surpreso com esse tipo de protesto político. "Isso parece uma armação", declarou, ao saber do conteúdo do manifesto que vem circulando nas Igrejas de Jaboatão. O texto do manifesto diz, entre outros pontos, que uma "vitória do PT ou associados" trará graves consequências aos evangélicos, como "cultos a portas fechadas" e "obrigação de pagar impostos sobre dízimos e ofertas". "Tem pontos que são pura mentira e vamos encaminhá-los para apreciação do nosso jurídico", avisou Perez.

De acordo com o presidente da ONG Leões do Norte, Wellington Medeiros, o projeto 122/2006, da deputada Iara Bernardi (PT-SP), criminaliza a homofobia, mas não impede que os pastores preguem aquilo que acreditam nos cultos. "Eles só não podem fazer isso em rádios e televisões, que são concessões públicas", advertiu. "Esses pastores estão usando o nome de Deus para castigar uma parcela da sociedade que precisa da proteção do estado. Isso é hipocrisia", completou Wellington.

Adiada, mais uma vez, decisão sobre aplicabilidade da Lei

Diante do impasse no julgamento da aplicabilidade da Lei da Ficha Limpa, na madrugada desta sexta-feira, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Cezar Peluso, decidiu suspender a sessão, com duração de quase 11 horas. A Suprema Corte volta a debater o caso na segunda-feira, às 14h. O julgamento está empatado em cinco a cinco.

Votaram pela manutenção da definição do Superior Tribunal Eleitoral, de indeferimento da candidatura de Joaquim Roriz (PSC) ao gorverno do Distrito Federal, os ministros Ayres Britto (relator do processo), Cármen Lúcia, Joaquim Barbosa, Ricardo Lewandowski e Ellen Gracie. Posicionaram-se contrários à decisão – portanto, favoráveis ao recurso dos advogados de Roriz – Dias Toffoli, Gilmar Mendes, Marco Aurélio, Celso de Mello e Cezar Peluso.

O voto de empate o julgamento do recurso do candidato ao governo do Distrito Federal Joaquim Roriz (PSC) foi dopresidente do STF, Cezar Peluso, após dez horas de sessão. O ministro votou contra a Lei da Ficha Limpa. A decisão empata, em 5 x 5.

Para Peluso, a Lei Complementar 135/10 viola vários direitos constitucionais. "Tenho para mim que esse é um dos casos mais manifestos de casuísmo", disse Peluso. Para ele, trata-se de uma medida personalizada, destinada a atingir pessoas determinadas.

No iniciou da leitura do voto, Peluso destacou: "Não me comovem pressões provindas da opinião pública, da opinião publicada e das entidades representativas por mais respeitáveis que sejam.

Disse também que escolher os governantes é direito e dever do povo. "Não transferir essa responsabilidade para o Judiciário", alertou. No entendimento de Peluso, a inelegibilidade é uma sanção e, por isso, não pode retroagir.

quinta-feira, 23 de setembro de 2010

ELEIÇÕES 2010 - Trinta e cinco candidatos a deputado federal são "fortes". Apenas 25 serão eleitos

APRESENTAMOS ALGUMAS ANÁLISES POLÍTICAS DE JORNALISTAS, ASSESSORES E CIENTISTAS POLÍTICOS, DO QUE PODE ACONTECER NAS ELEIÇÕES PARA DEPUTADO FEDERAL. NÃO SE TRATA DE PESQUISA DE OPINIÃO NEM FUTURISMO DE BOLA DE CRISTAL. SÃO MERAS ESPECULAÇÕES - QUE NA MAIORIA DAS VEZES DÃO CERTO - PARA ASSANHAR A CABEÇA DO LEITOR DO BLOG QUE GOSTA DE POLÍTICA.

Faltam 10 dias para as próximas eleições.
Deputados, assessores, jornalistas, cientistas políticos e estudiosos da política de Pernambuco realizam um estudo de como será a bancada federal do nosso estado nos próximos cinco anos. Não é pesquisa, não é advinhação, apenas especulações de quem entende do assunto e sempre acertam.
Somando todas as contas, chega-se ao total de 34 federais com chances de se elegerem. Porém o número é bem menor. Apenas 25 serão eleitos. Cerca de 9 nomes considerados como "fortes" por essas lideranças partidárias ficarão de fora.

No âmbito federal, 21 deputados concorrem à reeleição. As maiores expectativas são do PSB de Eduardo e do PT de Humberto Costa. Cada um almeja eleger cinco deputados.

Os socialistas apontam os nomes de Ana Arraes, Danilo Cabral, Gonzaga Patriota, Fernando Filho e do Pastor Eurico, da Assembléia de Deus, como nomes certos para a legislatura 2011-2014.

Pelo lado petista, dirigentes apostam na reeleição dos quatro atuais (Fernando Ferro, Fernando Nascimento, Maurício Rands e Pedro Eugênio) e no ex-prefeito do Recife, João Paulo, que deverá, juntamente com Ana Arraes, serão os grandes puxadores de votos desta eleição.
PT e PSB integram o chapão governista, junto com outros sete partidos, todos com pretensões menos ousadas.
O PTB, conta como certa a reeleição de José Chaves e Sílvio Costa, além da chegada de Jorge Côrte Real.

O PDT trabalha para reeleger Wolney Queiroz e Paulo Rubem Santiago. Pelo PR, é dada como garantida a reeleição de Inocêncio Oliveira, e são cotados ainda os nomes de Anderson Ferreira e de Miguel Sales (ex-promotor dos kombeiros do Caso Serrambi).
No PCdoB, a ex-prefeita de Olinda Luciana Santos parte como favorita, e o grupo ainda espera a eleição de Nelson Pereira.

PSC e PRB contam com as reeleições de seus únicos deputados federais pernambucos, Cadoca Pereira e Negão Abençoado, respectivamente. Já a reeleição de Eduardo da Fonte, assim como a entrada de Roberto Teixeira, são dados como certo pelo PP. A expectativa otimista, e o chapão deve eleger 19 ou 20 deputados federais, podendo fazer 21 deputados.

Do lado da oposição, cinco partidos formam a coligação Pernambuco Pode Mais, e as contas chegam a oito federais.

O DEM aposta em Mendonça Filho, Augusto Coutinho e André de Paula e Osvaldo Coelho como os eleitos.
No PSDB, Sérgio Guerra junta-se a Bruno Araújo e Bruno Rodrigues para formar a bancada tucana.

O PMDB nutre suas esperanças na reeleição de Raul Henry e Edgar Moury Fernandes.

O PV, que saiu sozinho, acredita na eleição de Danda Simeão ou André Lucena.

O PHS, que se juntou a PSL, PSDC, PRP e PTdoB, aposta suas fichas em Perreira de Paudalho ou Edmar de Oliveira, vereador do Recife. Já a coligação Um Novo Tempo (PRTB/PTN) concentra suas esperanças na cantora Shirley Carvalhaes, que segundo especuladores "surpreenderá muita gente".

ELEIÇÕES - 66 candidatos a deputado estadual estão no páreo. Mas só entram 49. Veja previsão.

SAIBA QUEM TEM CHANCES REAIS DE SE ELEGER DEPUTADO ESTADUAL. DOS 66 NOMES DESTA LISTA DOS MAIS PROVÁVEIS, APENAS 49 VÃO OCUPAR UMA CADEIRA NA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA E OS 16 QUE SOBRAREM FICAM NA SUPLÊNCIA
Não é pesquisa política de intenções de votos. Também não é bola de cristal. A análise que segue é fruto de contas, cenários, tendências, pura matemática que os parlamentares e assessores, jornalistas e cientistas políticos, fazem, em cima do momento eleitoral. Meras especulações mas que sempre dão certo.
Na Assembléia Legislativa são 49 vagas. A coligação Frente Popular de Pernambuco, um chapão com nove partidos, sugere 38 candidatos com potencial para abocanhar as vagas.

Lideranças do PSB, partido do governador Eduardo Campos, citaram treze nomes, dos quais "doze têm grandes chances de entrar", segundo fontes: Vinicius Labanca, Leonardo Dias, Waldemar Borges, Cyro Coelho, Raimundo Pimentel, Raquel Lyra, Laura Gomes, Ângelo Ferreira, Diogo Moraes, João Fernando Coutinho, Aglailson Junior, Aluisio Lessa e Sebastião Rufino são dados como certo pelo partido, que ainda espera que o 13º nome seja o de Airinho. Confirmadas essas expectativas, mais de 25% da bancada da Assembléia seria de socialistas.

PT e PR têm expectativas mais modestas, mas ambos contam com sete vagas cada. Os petistas acreditam na reeleição de seus cinco deputados estaduais (Sérgio Leite, Tereza Leitão, André Campos, Isabel Cristina e Isaltino Nascimento), além da inclusão de outros dois nomes, que sairiam dentre Múcio Magalhães, Manoel Santos, Sérgio Goiana e Oscar Barreto.

O PR aponta como certos os nomes de Sebastião Oliveira, Manoel Ferreira e Alberto Feitoza, e espera fazer ainda Henrique Queiroz, José Marcos de Lima, Esmeraldo Santos e Amaury Pinto.

Sílvio Costa Filho, Marco Antônio Dourado e Clodoaldo Magalhães são os "garantidos" do PTB, segundo lideranças. O grupo aponta também os nomes de Augusto César, José Humberto, Isaías Régis, Everaldo Cabral, Júlio Cavalcanti e Geraldo Coelho como "no páreo.

Por sua vez, o PDT têm como certa a reeleição do atual presidente da Assembléia, Guilherme Uchôa, e crê em outros dois nomes fechados: Pedro Serafim Neto e Botafogo Filho. "Temos recebido também muitos pedidos de material de campanha do cantor Reginaldo Rossi, e acreditamos que pode ser um nome que irá surpreender", revelou um pedetista.

No PP, Zé Maurício é unanimidade quando o assunto é uma cadeira garantida na Assembleia. O partido acredita que ainda abocanhará outra vaga, a ser disputada por Newton Carneiro e Carlos Lapa.

Já PC do B trabalha para ocupar "no mínimo duas vagas", de acordo com lideranças. Despontam nomes como Luciano Siqueira, Luciano Moura, Jorge Carrero e Vicente André Gomes. Outro integrante do chapão, o PSC conta com a reeleição do Pastor Cleiton Collins, que foi o deputado estadual mais votado em 2006.

Fora do chapão, mas ainda no lado governista, surge a coligação Pernambuco Para Todos, formada por PSL, PSDC, PTC e PT do B. O nome de Eriberto Medeiros (PTC) é dado como forte, por ter "uma boa cauda eleitoral". Integrantes do PHS destacaram que a estratégia do partido de ter saído sozinho poderá ajudar na eleição de três deputados estaduais. Cássia do Moinho, Nadeji Queiroz, Clóvis Correa, Jairo Brito, Mary Gouveia e Adalberto Cavalcanti são os nomes que disputam espaço.

OPOSIÇÃO

Na oposição, o PSDB é quem nutre a maior expectativa, que é eleger de seis a sete deputados. "Betinho Gomes é o favorito para ser o mais votado, e há nomes como Terezinha Nunes, Claudiano Martins, Antônio Moraes, Edson Vieira, Bringel e Carlos Santana que têm grandes chances", destacou uma liderança tucana. O PSDB saiu sem coligação para deputado estadual, assim como o DEM, que conta com cadeiras para Tony Gel, Maviael Cavalcanti, João Mendonça e Priscilla Krause.

PMDB, PPS e PMN formaram uma coligação para estadual. O partido de Jarbas Vasconcelos acredita em três vagas, cujos "favoritos" são Jacilda Urquiza, Gustavo Negromonte e Jayme Asfora, além de Dona Giza. O PPS aponta Vilmar Cappellaro e Sivaldo Albino como "nomes potenciais para ocuparem vagas", enquanto o PMN tem três nomes (Sílvio Barbosa, Ramos e Barreto) para duas possíveis vagas.

Pode-SE eleger um deputado com 20 mil votos e existem candidatos potenciais que estão nessa média. Se forem contar os votos de legenda poderá ser eleito deputado com até 18 ou 19 mil votos, o candidato de Gravatá, Junior de Paulo (PRP) é um dos que poderá ser beneficado nesta contagem.

Lucrécio Gomes, Daniel Coelho e Roberto Leandro disputam as duas vagas que o PV espera obter. O partido saiu sem coligação, assim como fez na disputa pela Câmara Federal. O PRTB conta com a cantora Shirley Carvalhaes, candidata à federal, para atrair votos para a coligação Um Novo Tempo, formada com o PTN. Assim, os dois juntos esperam obter duas vagas, disputadas entre Miriam Pereira, Mauro Galindo, Pastor Bezerra e Pastor Renato (PRTB) e Janderval de Lima, Eduardo de Matos e Amadeu Souza Lima (PTN).
Nota do Editor
Durma com estas especulações e comece a semana desenhando como vai ficar a Assembléia Legislativa nos próximos quatro anos.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Filho de Erenice Guerra comanda esquema de lobby no Planalto

Reportagem de VEJA revela acordos milionários entre empresários e órgãos do governo. Ministra facilitou esquema, que envolveu o pagamento de propina


A edição de VEJA desta semana traz à tona um caso surpreendente de aparelhamento do estado. Sua figura central é Erenice Guerra, ministra-chefe da Casa Civil, sucessora de Dilma Rousseff no cargo. A reportagem demonstra que, com a anuência e o apoio de Erenice, seu filho, Israel Guerra, transformou-se em lobista em Brasília, intermediando contratos milionários entre empresários e órgãos do governo mediante o pagamento de uma "taxa de sucesso". A empresa de Israel se chama Capital Assessoria e Consultoria. Não bastasse recorrer à influência da ministra para fazer negócios, a "consultoria" ainda tem como sócios dois servidores públicos lotados na Casa Civil.

“Fui informado de que, para conseguir os negócios que eu queria, era preciso conversar com Israel Guerra e seus sócios”, relata a VEJA Fábio Baracat, empresário do setor de transportes que, no segundo semestre do ano passado, buscava ampliar a participação de suas empresas nos serviços dos Correios. Baracat seguiu o conselho e aproximou-se de Israel, que, depois de alguns encontros preliminares, levou-o para um primeiro encontro com sua mãe. Nessa época, Dilma Rousseff ainda era a titular da Casa Civil e Erenice, seu braço direito. "Depois que eles me apresentaram a Erenice, senti que não estavam blefando", conta Baracat, que teve de deixar para trás caneta, relógio, celular ─ enfim, qualquer aparelho que pudesse embutir um gravador ─ antes da reunião.

O empresário contratou os préstimos da Capital Assessoria e Consultoria, e passou a pagar 25 000 reais mensais, sempre em dinheiro vivo, para que Israel fizesse avançar seus interesses em órgãos do estado. Se os negócios das empresas de Baracat se ampliassem, uma "taxa de sucesso" de 6% seria paga.

Houve mais encontros com Erenice. No último deles, em abril deste ano, quando ela já havia assumido o ministério - o mais poderoso na estrutura governamental, sempre é bom lembrar - registrou-se um diálogo, no mínimo, curioso. Incomodada com o atraso de um dos pagamentos, disse Erenice: "Entenda, Fábio, que nós temos compromissos políticos a cumprir." A frase sugere que parte do dinheiro destinado a Israel Guerra era usada para alimentar o projeto de poder do grupo que hoje ocupa o governo.

O lobby de Israel Guerra, com patrocínio materno, trouxe dividendos para as empresas de Fábio Baracat. Nos dois meses que se seguiram ao último encontro com Erenice, ele obteve contratos no valor de 84 milhões de reais com os Correios. Estima-se, portanto, que a Capital Assessoria e Consultoria tenha embolsado algo em torno de 5 milhões de reais em todo o processo.

O polvo no poder - O esquema no alto escalão do governo também inclui Vinicius Castro, funcionário da Casa Civil, e Stevan Knezevic, servidor da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) hoje lotado na Presidência. Eles são parceiros de Israel Guerra. Como a Capital Assessoria e Consultoria tem sede na casa do proprio Israel, o trio recorre a um escritório de advocacia em Brasília para despachar com os clientes. Ali trabalha gente importante. Um dos advogados é Marcio Silva, coordenador em Brasília da banca que cuida dos assuntos jurídicos da campanha presidencial de Dilma Rousseff. Outro é Antônio Alves Carvalho, irmão de Erenice Guerra.

Em resposta à reportagem, a ministra-chefe da Casa Civil mandou um assessor informar que “o seu sigilo bancário está disponível para verificação”.

Propina era paga dentro da Casa Civil

Vinícius Castro, sócio de Israel Guerra, recebeu R$ 200 mil reais dentro da sala onde despachava, a poucos metros do gabinete da ministra da Casa Civil


A reportagem de capa de VEJA desta semana traz mais indícios da extensão do balcão de negócios que funcionava dentro da Casa Civil. A revista relata o episódio em que o jovem advogado Vinicius de Oliveira Castro, sócio do filho da ex-ministra Erenice, se surpreendeu ao encontrar 200 000 reais na gaveta de sua mesa de trabalho. “Caraca! Que dinheiro é esse? Isso aqui é meu mesmo?”, disse.

Como mostra a reportagem, o dinheiro era propina distribuída aos funcionários do ministério para que eles mantivessem silêncio sobre esquemas de corrupção - ou colaborassem com eles. Um colega mais experiente explicou: “É o ‘PP’ do Tamiflu, é a sua conta. Chegou para todo mundo”. ‘PP’ significa propina no linguajar da repartição. Tamiflu é um medicamento utilizado para combater gripes, em especial a suína. Dias antes, em 23 de junho, o governo fechara um contrato de 34,7 milhões de reais para compra emergencial do remédio. Temia-se, na época, que a gripe suína pudesse se transformar numa epidemia.

A história foi revelada a VEJA por um amigo de Vinícius que trabalhava no governo e por seu tio, Marco Antonio Oliveira, então diretor de Operações dos Correios. Os dois depoimentos foram gravados pela revista. Vinícius relatou ao tio, sem dizer nomes, que outros três funcionários da Casa Civil receberam os pacotes de 200 000 reais. “Foi um dinheiro para o Palácio. Lá tem muito negócio, é uma coisa”, afirmou. Para receber o valor, o ex-assessor da Casa Civil (que pediu exoneração na segunda-feira) explicou ao tio que não precisou fazer nada. “Eu avisei que, se ele continuasse desse jeito, ia sair algemado do Palácio”, disse a VEJA o ex-diretor dos Correios.

Além de funcionário do Planalto, Vinícius foi sócio de Israel Guerra, filho de Erenice Guerra, ministra da Casa Civil até quinta-feira, quando os escândalos que a têm como pivô a derrubaram do cargo. A empresa de Vinícius e Israel intermediava contratos com o governo e "vendia" a influência de Erenice aos seus clientes.

BRASIL, MEU BRASIL BRASIELIRO

TUMULTO EM VITÓRIA

Dia de muito tumulto no Centro da Vitória de Santo Antão neste sábado (18), além da tradicional correria da feira livre nas ruas da cidade, mais outro fato chamou a atenção da população, foi um novo tumulto causado pela militância do candidato a deputado estadual Aglailson Júnior (PSB), que estava fazendo ato de campanha no final da Avenida Mariana Amália, nas proximidades do terminal de ônibus da Vitória.

A militância do candidato estava fazendo um “adesivaço” em carros e motos que circulavam pelo local, também estavam presentes no ato político os vereadores Sylvio Gouveia, Geraldo Enfermeiro e Manoel do Oiteiro, todos do PSB, que participavam da manifestação política em apoio a reeleição do candidato.

O tumulto foi iniciado quando se aproximou dos militantes a caravana realizada pela Prefeitura da Vitória de Santo Antão, que no momento apresentava a população o ônibus adquirido pelo Município, bem como os novos equipamentos que foram entregues à Secretaria de Educação. Os adeptos da campanha do deputado ocupavam a ruas do Centro, os quais tentaram impedir que a caravana da Prefeitura prosseguisse pelas ruas da cidade, comandada pelo Prefeito Elias Lira (DEM), do vice Henrique Filho e do Dep. Henrique Queiroz, ambos do PR.

O clima esquentou um pouco em meio a empurrões, gritos e palavras de ordem, enquanto as viaturas da Guarda Municipal ficaram presas em torno ao grande número de militantes que ocupavam o local.
Em meio ao clima tenso, algumas pessoas tentavam acalmar enquanto outros incitavam a baderna. A Polícia Militar foi acionada para contornar a situação, porém não foi necessário a intervenção da força policial, que mesmo assim acompanhou o restante da caravana da Prefeitura.

Perto do grande salto

A se concretizar o que aponta a pesquisa Diario Data Associados, o governador Eduardo Campos (PSB) será reeleito no dia 3 de outubro com uma vitória que, se tem muito de espetacular em termos de votos, já era esperada desde que sua candidatura foi colocada. Eduardo já desfila com 68% de intenção de voto, enquanto o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB), seu principal adversário, tem apenas 14% da preferência do eleitorado. Novidade mesmo é a ultrapassagem de Armando Monteiro Neto (PTB) sobre Marco Maciel (DEM) na disputa de uma das vagas do Senado, e a permanência de Humberto Costa (PT) como o outro candidato governista a senador com vitória prevista na pesquisa. Humberto lidera com 45%, Armando aparece com 32%, Maciel tem 25% e Raul Jungmann (PPS) pontua com 9%. Enfim, Eduardo já pode suspirar aliviado com a quase certeza de que elegerá os dois senadores de sua chapa. Ao longo do esforço concentrado feito pela Frente Popular, que contou com a ajuda do presidente Lula, para colocar fermento na candidatura de Armando, houve momentos de euforia, tensão e desconfiança. O fato de as pesquisas internas do governo, que colocavam o petebista bem à frente de Maciel, não coincidirem até pouco tempo com resultados de outros institutos, levou Armando a questionar alguns levantamentos, mas foi tranquilizado de que poderia passar Maciel, e passou. Agora, resta aos dois candidatos da oposição ao Semado, Maciel e Raul Jungmann (PPS), a resistência e a crença de que eleição só se decide mesmo no dia. Se eleitos, Humberto e Armando representam um reforço certo no Senado para um eventual governo de Dilma Rousseff (PT). Porém, a possível vitória dos dois é fundamental para realçar o prestígio político e eleitoral do governador Eduardo Campos, que sairá desta eleição para dar o grande salto e se firmar como uma liderança nacional de peso. Se não eleger os dois senadores, Eduardo terá uma meia derrota. Caso Maciel reverta a situação será uma meia vitória para Jarbas. Saliente-se que eleições para o Senado sempre têm um elevado grau deimprevisibilidade, e o percentual de indecisos é alto - 69% dos eleitores ainda não definiram a chapa completa (os dois votos) para o Senado.

As previsões eleitorais do ex-vereador Liberato Costa Júnior (I)

O JC deste domingo divulga as previsões do ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) quanto à futura composição da Assembléia Legistativa.

Ele calcula que o quociente eleitoral ficará entre 90 e 93 mil votos e que a Frente Popular ficará com 32 das 49 cadeiras.

Estariam eleitos, segundo ele, com mais de 40 mil votos, os seguintes candidatos: 1) Ângelo Ferreira (PSB) 2- Clodoaldo Magalhães (PTB) 3- Ciro Coelho (PSB) 4- Everaldo Cabral (PTB) 5- Guilherme Uchoa (PDT) 6 - Henrique Queiroz (PR) 7- Isaltino Nascimento (PT) 8- João Fernando Coutinho (PSB) 9- Leonardo Dias (PSB), 10- Marcantônio Dourado (PTB) 11- Cleiton Collins (PSB) 12- Aglailson Júnior (PSB) 13- Raimundo Pimentel (PSB) 14- Sérgio Leite (PT) 15- Sebastião Oliveira (PR) 16 - Sílvio Costa Filho (PTB) e 17 - José Humberto Cavalcanti (PTB).

As previsões de Liberato Costa Júnior (II)

Segundo Liberato Costa Júnior, com mais de 35 mil votos e menos de 40 mil estariam eleitos os seguintes candidatos: 1 - André Campos (PT) 2- Alberto Feitosa (PR) 3- Teresa Leitão (PT) 4- Geraldo Coelho (PTB) 5- Laura Gomes (PSB) 6- Raquel Lyra (PSB) 7 -Luciano Siqueira (PCdoB) 8- Múcio Magalhães (PT) e 9- Valdemar Borges (PSB).

Brigando pelas seis últimas vagas com menos de 35 mil votos estariam: 1- Francismar Pontes (PTB) 2- Ayrinho (PSB) 3- Izaías Régis (PTB) 4- Vinicius Labanca (PSB) 5- Sebastião Rufino (PSB) 6 - Manoel Ferreira (PR) 7- Pedro Serafim Neto (PDT) 8- José Marcos de Lima (PR) 9 - Esmeraldo Santos (PR) 10- Júlio Cavalcanti (PTB) 11- Vicente André Gomes (PCdoB) 12- José Maurício (PP) e 13- Amaury Pinto (PR).

Ficaram fora da lista do ''bruxo'', Luciano Moura (PCdoB), Rogério Menezes (PT), Isabel Cristina (PT), Carlos Lapa (PP), Augusto Simões (PCdoB), Aluísio Lessa (PSB), Botafogo Filho (PDT) e Soldado Moisés (PSB).


As previsões de Liberato Costa Júnior (III)

O PSDB é o partido de oposição que elegerá o maior número de deputados estaduais, segundo Liberato Costa Júnior: 06. Quanto deputados estariam com suas eleições garantidas: 1) Antonio Moraes 2- Claudiano Martins Filho 3- Betinho Gomes e Édson Vieira.

Disputando as outras duas vagas estariam: 1- Terezinha Nunes 2- Eduardo Porto 3- Emanuel Bringel e Carlos Santana.

O ''bruxo'' peemedebista deixou fora de sua relação Pedro Eurico, Joaquim Neto (ex-prefeito de Gravatá) e Jairo Pereira (ex-prefeito de São Lourenço).

As previsões de Liberato Costa Júnior (IV)

O Partido Democratas (DEM), segundo a ''pesquisa'' de Liberato Costa Júnior, elegerá entre dois e três deputados estaduais. Estariam eleitos, segundo ele, Tony Gel e Maviael Cavalcanti. Se fizer a terceira vaga, ele será disputada por João Mendonça (ex-prefeito de Belo Jardim) e Priscila Krause.

O ''bruxo'' deixou fora de sua lista a deputada Dilma Lins, que no passado se elegeu com o apoio da Igreja Universal do Reino de Deus.

Já a coligação PMDB-PPS-PMN, acrescntou, também ficaria com duas vagas, que estão sendo disputadas por cinco candidatos: Gustavo Negromonte (sobrinho de Jarbas Vasconcelos), Jacilda Urquisa (atual deputada), Jayme Asfora (ex-presidente da OAB-PE), Marcos Barreto (atual deputado) e Severino Ramos (ex-vereador no Recife).

Ficou fora da lista do ex-vereador a ex-prefeita de Afogados da Ingazeira, Giza Simões (PMDB).


As previsões de Liberato Costa Júnior (V)

Dos partidos nanicos, segundo Liberato Costa Júnior, o que terá a maior bancada é o PHS: duas ou três cadeiras ( o presidente Belarmino Souza aposta em quatro).

Estariam eleitos o ex-prefeito de Afrânio, Adalberto Cavalcanti, e a primeira dama de Escada Mary Gouveia.

A terceira vaga, se houver, seria disputada pelo ex-vereador Clóvis Corrêa, o ex-prefeito de Caetés Zé da Luz e o vereador recifense Jairo Brito, cunhado do prefeito João da Costa (PT).

Liberato não inclui entre os candidatos “com chance” Nadegi Queiroz (ex-deputada) e Cássia do Moinho, filha do ex-prefeito de Lagoa de Itaenga Carlinhos do Moinho.

Pelo Datafolha, Ana Arraes, João Paulo e Inocêncio serão os campeões de voto em PE

Pelas projeções do Datafolha, Ana Arraes (PSB), João Paulo (PR) e Inocêncio Oliveira (PR) serão os três candidatos a deputado federal mais bem votados de Pernambuco nessas eleições.

Em São Paulo, segundo o mesmo instituto, os campeões de votos serão Tiririca (PR), Maluf (PP) e Márcio França (PSB), sendo que o palhaço cearense deverá sair das urnas como o deputado mais votado do Brasil: cerca de 900 mil votos.

Como o voto é proporcional, Tiririca deverá arrastar consigo uns cinco ou seis deputados federais, entre eles o vereador Agnaldo Timóteo, que é da mesma coligação.

As previsões de Liberato Costa Júnior (VII)

A coligação PTC-PSDCPSL-PTdoB deverá eleger três ou quatro deputados, a julgar pelas previsões de Liberato Costa Júnior, igualando-se ao PHS em matéria de representação estadual.

Eleito, mesmo, só estaria um: o deputado Eriberto Medeiros, presidente estadual do PTC.

As outras duas ou três seriam disputadas pelos seguintes candidatos: Guga Lins (ex-vereador em Sertânia), Rodrigo Novaes (vice-prefeito de Floresta e filho do ex-deputado Vital Novaes), Ricardo Costa (empresário gráfico em Olinda), Rogério de Lucca (ex-vereador no Recife), Beatriz Vidal (presidente do PSDC), Neguinho Teixeira (ex-prefeito de Caruaru) e Amauri Cândido (ex-vereador em Jaboatão).

PSTU, PSOL e a coligação PRTB-PTN, por não alcançarem o quociente eleitoral, ficariam sem representante na Casa de Joaquim Nabuco.

As previsões de Liberato Costa Júnior (IX)

A coligação PMDB-PSDB-DEM-PPS-PMN elegerá, de certeza, cinco deputados federais, podendo ficar com a sexta cadeira dependendo das sobras, garante Liberato Costa Júnior.

Os eleitos seriam: Sérgio Guerra (PSDB), Mendonça Filho (DEM) e Bruno Araújo (PSDB).

As outras duas ou três cadeiras seriam disputadas por Raul Henry (PMDB), Edgar Moury Fernandes (PMDB), André de Paula (DEM) e Augusto Coutinho (DEM).

O ''bruxo'' deixou fora de sua listagem Osvaldo Coelho (DEM) e Eduardo Pessoa (PMDB). Ele calcula que o quociente eleitoral ficará entre 180 e 183 mil votos.

As previsões de Liberato Costa Júnior (VIII)

Para o ex-vereador recifense, das 25 vagas na Câmara Federal a Frente Popular ficará com 19 ou 20 e 15 candidatos já estariam eleitos: Ana Arraes (PSB), João Paulo (PT), Inocêncio Oliveira (PR), Eduardo da Fonte (PP), Cadoca (PSC), Maurício Rands (PT), Wôlney Queiroz (PDT), Pedro Eugênio (PT), Fernando Ferro (PT), Danilo Cabral (PSB), Fernando Filho (PSB), Gonzaga Patriota (PSB), José Chaves (PTB), Jorge Corte Real (PTB) e Sílvio Costa (PTB).

Brigando por quatro ou cinco cadeiras ficariam Luciana Santos (PCdoB), Paulo Rubem (PDT), Negão Abençoado (PRB), Roberto Teixeira (PP), José Augusto Maia (PTB) e Josenildo Sinésio (PT). José Augusto é ex-prefeito de Santa Cruz do Capibaribe e deverá sair do “pólo de confecções” do Agreste com uma grande votação.

O ex-vereador deixou fora de sua lista o deputado estadual Nélson Pereira (PCdoB), Anderson Ferreira (PR), Miguel Sales (PR), Severino Ninho (PSB) e os representantes de Igrejas Evangélicas.

sexta-feira, 17 de setembro de 2010

Mais duas pesquisas divulgadas hoje mostram Eduardo, Humberto e Armando na frente


1) Foram divulgadas nesta sexta-feira mais duas pesquisas de opinião sobre o processo eleitoral em Pernambuco: uma do Datafolha e outra da UFPE/Folha de Pernambuco.

2) Na do Datafolha, que está publicada na “Folha de São Paulo”, o governador Eduardo Campos abre 47 pontos percentuais de vantagem sobre o senador Jarbas Vasconcelos. Ele tem 67% de intenções de voto, ante 21% do candidato do PMDB.

3) Em relação à pesquisa anterior, de 10 dias atrás, o governador subiu quatro pontos percentuais (tinha 63%) e o senador caiu 01 (tinha 21%). A margem de erro da pesquisa é de 3 pontos percentuais, para mais ou para menos.

4) Para o Senado, a pesquisa da UFPE revela que pela primeira vez na presente campanha eleitoral o deputado Armando Monteiro Neto (PTB) ultrapassou Marco Maciel (DEM) na corrida para o Senado.

5) A pesquisa está publicada com destaque no jornal “Folha de Pernambuco” e apresenta o seguinte resultado: Humberto Costa (40,5%), Armando Monteiro Neto (34,1%), Marco Maciel (25,4%) e Raul Jungmann (10,5%).

6) Para o Governo do Estado, de acordo com esta mesma pesquisa, Eduardo Campos tem 63,34%, ante 16,35% do senador Jarbas Vasconcelos.

7) Se não houver alteração no quadro, o candidato da Frente Popular vencerá o candidato da oposição por uma diferença de, aproximadamente, 2,5 milhões de votos.

8) A pesquisa da UFPE indica também que ainda é grande o número de eleitores que não definiu seu voto para o Senado: 53,2%.

9) Esta pesquisa deveria ter sido publicada na última segunda-feira, porém os advogados da coligação “Pernambuco Pode Muito Mais” questionaram a sua metodologia e conseguiram sustar a sua publicação.

10) Ontem, entretanto, o juiz eleitoral Cândido Saraiva – o mesmo que havia concedido a liminar aos partidos de oposição pela não divulgação dos números da pesquisa – reviu sua decisão e autorizou a sua publicação.

É isso aí.

Ex-vereador Liberato Costa Júnior antecipa para o colunista João Alberto algumas previsões do ''Dataliba''

Para o colunista João Alberto, do “Diario de Pernambuco”, o ex-vereador Liberato Costa Júnior (PMDB) antecipou algumas de suas previsões sobre o desempenho dos partidos de oposição na corrida para a Câmara Federal.

Pelos cálculos do “bruxo”, a Frente Popular elegerá 19 deputados federais e as oposições seis, que seriam os seguintes, pela ordem: 1) Sérgio Guerra (PSDB), José Mendonça Filho (DEM), Bruno Araújo (PSDB), Raul Henry (PMDB), Edgar Moury Fernandes (PMDB) e Augusto Coutinho (DEM).

Estariam fora, portanto, os deputados André de Paula (DEM) e Bruno Rodrigues (PSDB) e o ex-deputado Osvaldo Coelho (DEM).

Começa campanha de desconstrução de Armando Neto pela internet

Depois de ter prometido bater o senador Marco Maciel, do DEM, com uma virada das pesquisas, já começou a rolar na internet email detonando o candidato a senador do PTB Armando Monteiro Neto. Eles prometem informar quem seria de verdade Armando Monteiro. Veja abaixo os termos da campanha de desconstrução. A quem interessa a campanha neste nível?


USINEIRO, BANQUEIRO, LATIFUNDIÁRIO

Armando Monteiro é banqueiro, usineiro e latifundiário, dono do Banco Mercantil (em interveção pelo Banco Central), Usina Cucaú e Destilaria Gameleira. O grupo possui ainda investimentos em duas usinas, uma fazenda no Mato Grosso e uma empresa do setor industrial em Alagoas.

Armando Monteiro carrega a arrogância dos antigos donos de engenho do Nordeste, conforme a tradição familiar de algumas gerações. Se utiliza das pessoas para se projetar como líder empresarial e político.

Armando Monteiro já foi presidente por 4 vezes da Federação das Indústrias de Pernambuco – Fiep – e por 2 vezes da Confederação Nacional das Indústrias - CNI. Uma vida inteira de lutas a favor dos patrões e contra o trabalhador.

A utilização de "laranjas" em uma operação entre a instituição financeira da família, o Banco Mercantil de Pernambuco (em liquidação desde 1996), o uso de recursos da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE) na campanha de Armando Monteiro para deputado federal e da Confederação Nacional das Indústrias – CNI – na atual campanha para Senador são denúncias constantes.

Por conta da intervenção e quebra do Banco Mercantil, Armando Monteiro tem seus bens indisponíveis.

MAU PATRÃO

Armando Monteiro Neto, enquanto esteve à frente da metalúrgica Noraço, uma das principais companhias da família, amargou vários processos trabalhistas, além de ser um dos maiores devedores de obrigações sociais em Pernambuco. A gota d'água aconteceu com a intervenção do Banco Mercantil de propriedade de sua família.

Quando os primeiros clientes devedores começaram a ser convocados pelo interventor nomeado pelo Banco Central, veio à tona grave acusação. O Mercantil teria feito operações de empréstimo para empresas do próprio grupo usando outros empresários, o que é caracterizado como crime do colarinho-branco. O dinheiro, segundo consta em dois processos, teria sido transferido para a Noraço.

Só a Noraço tem mais de cem processos, segundo informa o site do Tribunal de Justiça de Pernambuco (alguns em andamento, outros concluídos).

Monteiro Neto é acusado nominalmente por um dos empresários, João Sandoval da Silveira, dono da Wicon Inox Aços Equipamentos. Os dois convivem na FIEPE, onde Sandoval ocupa o cargo de vice-presidente. O processo, que corre na 1ª Vara Cível de Pernambuco, está há mais de dois anos suspenso, sem nenhuma novidade. O pré-candidato à CNI diz que o assunto, ainda em discussão judicial, refere-se à compensação entre a Wicon, que era devedora do banco, e a Noraço, da qual era credora.

Outro caso é o da agência de publicidade Aporte. Pouco antes da intervenção do Mercantil, 90% do faturamento da empresa era proveniente do Grupo Armando Monteiro. Na ação, os donos da agência dizem que houve coação, por isso concordaram em participar como "laranjas". O valor, repassado para a mesma Noraço, presidida por Monteiro Neto, teria sido de cerca de R$ 2 milhões.

Suspeita-se de irregularidades no empréstimo, feito com juros bem abaixo do mercado e liberado num prazo menor do que o determinado pelas regras do Banco Central, que investiga a história.

Hoje, Armando Monteiro vive mais da aparência e do nome que tiveram no passado do que de grandes posses. Desde a intervenção do Mercantil, os bens estão indisponíveis e parte das empresas do grupo ainda está concordatária. Por causa do banco, o crédito para os outros negócios, que já não estava muito bem das pernas, sumiu. A concessionária Norasa foi vendida em 1995. Outra foi fechada e uma terceira repassada a um parente. As usinas, no interior de Pernambuco, andaram tendo dificuldades para pagar os salários, segundo o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Tamandaré.

Quem acompanha a vida de Armando Monteiro diz que os problemas começaram quando os outros negócios do grupo começaram a ter dificuldades de caixa e o socorro passou a ser feito com recursos do Banco Mercantil.

LÍDER DOS PATRÕES, ARMANDO MONTEIRO UTILIZA RECURSOS DAS ENTIDADES DE CLASSE PARA FAZER POLÍTICA ELEITORAL E PARTIDÁRIA

Os problemas do deputado Armando Monteiro vão além dos negócios da família. Em 1999, o então conselheiro da Federação das Indústrias de Pernambuco –FIEPE - Reginaldo Valença pediu ao Tribunal de Contas da União, à Procuradoria-Geral da República e à Procuradoria Federal de Pernambuco que investigassem possíveis desvios de recursos da federação para a campanha de Monteiro Neto a deputado federal. Até hoje o empresário não tem notícias sobre o que aconteceu.

Recentemente, o Senador Sérgio Guerra, presidente nacional do PSDB, acusou Armando Monteiro de usar verbas do Sistema S (Sesi, Senai, Sesc) para fazer propaganda pessoal durante sua pré-campanha de candidato a Senador em 2010.

COMO POLÍTICO, ARMANDO MONTEIRO DEFENDE INTERESSES DOS PATRÕES E VOTA CONTRA OS TRABALHADORES NA CÂMARA DOS DEPUTADOS EM BRASÍLIA

Armando Monteiro, como deputado federal, ganhou notoriedade por sua luta contra a redução da jornada de trabalho para 40 horas contrariando a luta da Central Única dos Trabalhadores e todas as centrais sindicais do Brasil.

O presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva, o Paulinho, protocolou uma denúncia contra a CNI (Confederação Nacional da Indústria) na Procuradoria Geral do Trabalho, órgão do Ministério Público do Trabalho. O motivo da medida seria o uso da verba do Sistema S (SESI, SENAI SEBRAE, SESTE, etc), para fazer campanha contra a redução da jornada de trabalho.

Armando Monteiro também liderou campanha e fez lobby contra o Seguro Acidente do Trabalhador – SAT. Armando Monteiro, como deputado federal e presidente da CNI, procurou o presidente Lula para pedir que ele reveja um decreto que muda as regras de cobrança do Seguro Acidente de Trabalho (SAT). Só uma rede de televisão estimou, segundo a CNI, que vai deixar de pagar até 100 milhões de reais a mais com a mudança. Só isso justificou suas constantes aparições, como presidente da CNI, no Jornal Nacional da Rede Globo. Tudo para os patrões nada para proteger os trabalhadores dos acidentes profissionais.

UM POLÍTICO OPORTUNISTA JÁ TRAIU LULA E JARBAS

Em 1986, votou em Collor contra Lula, contrariando orientação do seu pai.

Quando Jarbas Vasconcelos era governador e todo poderoso, Armando Monteiro foi seu fiel escudeiro. Queria suceder Jarbas e contar com seu apoio. Como foi preterido - o escolhido foi Mendonça Filho – traiu Jarbas e foi apoiar Humberto Costa e, depois, o maior rival de Jarbas, Eduardo Campos.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Justiça decreta bloqueio dos bens do prefeito de Surubim


A Justiça decretou ontem o bloqueio dos bens do prefeito de Surubim, Flávio Nóbrega (PT), por improbidade administrativa. Também determinou o afastamento do ex-secretário municipal de obras, Sebastião Rodrigues dos Santos, dos integrantes da comissão de licitação do município e das empresas denunciadas pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) envolvidas na suposta fraude em licitações que resultou no desvio de R$ 2.045.842,57 mil.

As investigações realizadas pelos promotores Rinaldo Jorge da Silva e Carla Verônica Fernandes apontaram que as irregularidades teriam ocorrido de 2005 a 2007 e parte em 2008. Segundo a promotoria, foram abertas duas empresas para execução de serviços de engenharia direcionadas para beneficiar correligionários e parentes do prefeito. Na investigação, ficou constatado que todo o material de construção usado nas obras foi comprado no Armazém Nóbrega, de propriedade da família do petista sem nenhuma nota fiscal.(Informações do Diario de Pernambuco)

Condenado a trinta anos ex-prefeito de Carpina Joaquim Lapa


A Justiça Federal con­de­nou a 30 anos e qua­tro meses de pri­­são o ex-pre­fei­to de Carpina, na Zona da Mata, Joaquim La­pa, por des­vio de ver­bas pú­bli­cas des­ti­na­das ao com­ba­te a den­­gue, dis­pen­sa in­de­vi­da de li­ci­ta­ções e uso de do­cu­men­tos fal­sos na época em que ele ad­mi­nis­tra­va o mu­ni­cí­pio (1997/2000), segundo informa o repórter Arthur Cunha, na edição de hoje da Folha de Pernambuco. Irmão de Joaquim e ex-se­cre­tá­rio de Saúde, Jorge Fernando Lapa, tam­bém foi con­de­na­do pelos mes­mos cri­mes, mas a pena, no en­tan­to, foi de cinco anos. Os dois tam­bém são ir­mãos do ex-de­pu­ta­do es­ta­dual Carlos Lapa (PP) e tios da de­pu­ta­da es­ta­dual Carla Lapa (PSB).

A verba em ques­tão - R$ 258 mil - foi re­pas­sa­da à Prefeitura, entre 1997 e 2000, atra­vés de um con­vê­nio fir­ma­do com o Mi­­nis­tério da Saúde. A pri­mei­ra par­ce­la foi R$ 136,4 mil; a se­gun­da, R$ 121,3 mil, por meio de um termo adi­ti­vo. A de­nún­cia foi ofe­re­ci­da pelo Ministério Federal (MPF) em Pernambu­co. O órgão en­con­trou ir­re­gu­la­ri­da­des no em­pre­go dos re­cur­sos su­pos­ta­men­te pagos a pres­ta­do­ras de ser­vi­ço ao Exe­cutivo mu­ni­ci­pal. As in­ves­ti­ga­ções do MPF mos­tra­ram que as em­pre­sas des­cri­tas como con­tra­ta­das não fun­cio­na­vam nos en­de­re­ços for­ne­ci­dos.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Fichas sujas vão escapar dessa

Fichas sujas vão escapar dessa
PARA A PRÓXIMA - O racha no STF (Supremo Tribunal Federal) em relação à Lei da Ficha Limpa indica que ela não será válida para as eleições deste ano. E que não alcançará políticos que "sujaram a ficha" antes da existência da lei. Caso o placar fique empatado em 5 a 5, como previsto, prevalece o lado em que estará alinhado o presidente do órgão. Cezar Peluso é tido como voto certo entre os que acham que a lei não pode valer para este ano nem pode retroagir.

MEIO A MEIO - Entre os que querem a aplicação imediata da lei, segundo ministros e interlocutores do STF, estão Ricardo Lewandowski, Cármen Lúcia, Carlos Ayres Britto e Joaquim Barbosa. Do outro, além de Peluso, figuram Marco Aurélio Mello, Celso de Mello, Gilmar Mendes e José Antonio Dias Toffoli. O voto de Ellen Gracie é considerado imprevisível. (Mônica Bergamo - Folha de S.Paulo)

Pesquisas divulgadas ontem apresentam novidade em vários estados

Eis, de acordo com pesquisas de opinião divulgadas na noite desta segunda-feira, algumas mudanças ocorridas a três semanas das eleições:

1- O candidato de Aécio ao governo de Minas, Antonio Anastasia (PSDB), disparou de vez e não será mais alcançado pelo senador Hélio Costa (PMDB). Ele tem agora 41% de intenções de voto, ante 32% do peemedebista. Para o Senado, até agora, estão garantindo as vagas o próprio Aécio e o ex-presidente Itamar Franco (PPS).

2- Joaquim Roriz (PSC) pode sossegar porque não será governador de Brasília pela quinta vez. Foi ultrapassado por Agnelo Queiroz (PT), que tem agora 43%, ante 30% dele (Roriz).

3- O candidato de Tasso ao governo do CE, Marcos Cals (PSDB), continua em 3º nas pesquisas. O 1º, disparado, com 58%, é o governador Cid Gomes (PSB).

4- O senador Arthur Virgílio (PSDB) foi ultrapassado por Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) e agora está em 3º para o Senado. Para presidente, no Amazonas, Dilma tem 77% e Serra 10%.

Assessoria de Edvaldo Bione afirma que ele será o 2º em Vitória de Santo Antão

Uma das perguntas que mais se ouve hoje nas rodas políticas de Pernambuco é esta: quantos deputados estaduais o PHS elegerá? Três, quatro ou cinco?

Seu presidente regional, Belarmino Souza, que é vereador em Jaboatão, calcula entre quatro e cinco, afirmando que, dos nanicos, o PHS é o que tem a chapa mais forte.

Foi dito aqui neste blog que têm grandes possibilidades de eleger os candidatos Adalberto Cavalcanti (ex-prefeito de Afrânio), Mary Gouveia (1ª dama do Cabo) e Clóvis Corrêa (ex-presidente do Tribunal Regional do Trabalho).

Em razão disso, choveram notas de outros candidatos dizendo que também estão no páreo. Caso do médico e eterno candidato em Vitória de Santo Antão, Edvaldo Bione. Que, segundo sua assessoria, terá cerca de 15 mil votos no município, perdendo apenas para Aglailson Júnior (PSB), e de Cássia do Moinho, que substituiu o pai, Carlinhos do Moinho, ex-prefeito de Lagoa de Itaenga.

Marina já ganha de Serra em Brasília e empata no Rio e em Salvador


O recente escândalo da Receita, aliado à denúncia da revista ''Veja'' de que a ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, teria feito ''tráfico de influência'' para favorecer um filho, Israel, que é sócio de uma empresa de consultoria, levou milhares de eleitores escolarizados a trocar Dilma Rousseff por Marina Silva.

Para surpresa da candidata do PV, que faz uma campanha linda, propositiva, sem agredir os adversários, ela já está em 2º lugar na preferência dos eleitores do Distrito Federal. Dilma tem 51% (Datafolha), ela 24% e José Serra 16%.

Em Salvador, a candidata de Lula tem 59%, Marina 15% e José Serra 14%. E, no Rio de Janeiro, a petista tem 46%, Serra 21% e a candidata do PV 18% (empate técnico).

terça-feira, 14 de setembro de 2010

DEPUTADOS SEM PROJETOS EM PERNAMBUCOS


A atividade legislativa parlamentar não é a única ação desenvolvida pelos deputados estaduais, mas pode ser apontada como um termômetro do trabalho individual realizado na Assembleia Legislativa (Alepe).

Ao longo da atual 16ª Legislatura, alguns deputados apresentaram e divulgaram no próprio site do poder (www.alepe.pe.gov.br) suas atividades vinculadas ao denominado Departamento Legislativo, onde ficam registrados todos os documentos encaminhados pelos parlamentares para posterior aprovação de seus pares e do Executivo.

A confirmação da atualização dos dados da Casa constatou que existem deputados que não apresentaram sequer um projeto nesses últimos três anos e oito meses de legislatura. Por outro lado, outros deputados chegaram a apresentar uma quantidade bem mais significativa de projetos, aprovados ou não.

Alguns deputados reclamam do pequeno alcance, do menor poder de fogo dos estaduais e da falta de estrutura para realizar suas atividades. Entre os tipos de propostas apresentadas: Projetos de Lei Ordinária, Projetos de Lei Complementar, Projetos de Resolução, além das Propostas de Emenda Complementar (PEC), que atendem aos respectivos trâmites legislativos regimentais. Ainda existem as proposições classificadas como Indicativos ou Requerimentos, que não têm o caráter de ação efetiva.

Entre os 49 deputados estaduais pernambucanos, Isaltino Nascimento (PT), líder governista, que goza de uma estrutura maior devido ao cargo que ocupa, chegou a apresentar 68 propostas à Casa. Destas, conseguiu aprovar 35, outros 18 estão em tramitação, mais 14 foram retiradas e uma foi arquivada.

Dentro desse tipo de perspectiva - número de matérias apresentadas para apreciação -, o petista, também apoiado pela função política que desempenha, é o deputado com maior atividade regimental e parlamentar. Na outra ponta, três deputados não apresentaram projetos nesta legislatura. São eles: Aglaílson Júnior (PSB), Adelmo Duarte (DEM) e Geraldo Coelho (PTB).

Restam menos de dois meses para o eleitor ir às urnas, e ele pode decidir quem volta ou não ao Legislativo para mais um mandato. Num cenário de pouco estímulo encontrado pelos eleitores pelo envolvimento na vida política - muitos deles sequer lembram em quem votaram na última eleição -, é difícil encontrar aqueles que acompanham de perto a atuação de seu parlamentar escolhido. Mas espanta mais ainda que os próprios donos dos mandatos não demonstrem uma participação mais efetiva na atividade legislativa, em quase quatro anos de mandato.


“Não adianta apresentar propostas”


Dos deputados que não apresentaram nenhum projeto, apenas Aglaílson Júnior (PSB) justificou sua posição e atuação parlamentar. Apesar de relutar ao ponto de afirmar que tinha projeto apresentados, o socialista se curvou aos dados apresentados no site oficial da Assembleia.
Na concepção dele, não vale a pena apresentar projetos devido às dificuldades de aprovação, tanto pelo plenário quanto pelo crivo do Palácio do Campo das Princesas

“Apresentar projeto não adianta, não conseguimos aprovar. Qualquer projeto apresentado é logo desmanchado, modificado, qualquer um é barrado, por isso digo que não adianta apresentarmos propostas”, disse.

Para o deputado, é mais vantagem utilizar seu mandato de maneiras diferentes para atender ao pleito do seu contigente eleitoral.

“Prefiro consquistar as demandas da minha região com outros recursos. Para mim, é mais fácil solicitar e cobrar ações sem ser pela via de projetos. Solicito diretamente ao Governo, às secretarias, através de requerimentos muitas vezes, indicativos, poços artesianos, construção de barragens. Sem contar que exercemos o nosso dever de fiscalizações, nosso trabalho é feito em cima de outras ações”, avisou.

Os deputados Adelmo Duarte (DEM) e Geraldo Coelho (PTB) não foram encontrados pela reportagem para comentarem suas formas de atuação. Já o caso dos deputados Sebastião Oliveira (PR), com três projetos, e Ângelo Ferreira (PSB), com dois, podem ser colocados como diferenciados. Ambos ocuparam secretarias do Governo Eduardo Campos durante praticamente toda administração socialista, retornando aos seus postos legislativos apenas no início deste ano.
(Folha de Pernambuco - Publicado em 15/o8/2010).